Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conferência Estadual

Setor do Artesanato elege delegados para a 4ª Conferência Estadual de Cultura

Quinze agentes culturais vão representar o setor na Plenária Final

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Rodrigo Ramos/CulturaPE

O segmento elegeu 15 delegados, entre titulares e suplentes

Com a presença de 75 agentes culturais, de diversos municípios do estado, aconteceu no sábado (18), a Pré-Conferência Setorial do Artesanato.

O auditório do Centro de Ciências Aplicadas da UFPE, no Recife, acolheu representantes da sociedade civil e do poder público que, ao longo do dia, debateram e contribuíram com a minuta do Plano Estadual de Cultura.

O momento de democracia participativa foi aberto pela Presidente da Fundarpe, Márcia Souto; pelo coordenador do Artesanato da Secult-PE, Breno Nascimento; por Jocimar Gonçalves, representando o Conselho de Política Cultural; e por Silvana Meireles, secretária executiva estadual de Cultura.

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Setenta e cinco agentes foram credenciados

“Esse é um momento muito especial, uma oportunidade de debatermos e planejarmos em conjunto o que queremos para a cultura do nosso estado nos próximos dez anos. Ainda mais importante em um momento no qual precisamos lutar por mais espaços de diálogo na sociedade”, comentou Jocimar. Para Márcia Souto, um dos diferenciais desse processo, “é a possibilidade de construirmos novas pactuações entre sociedade e poder público, com o objetivo de fortalecermos algumas conquistas como o aumento nos recursos do Funcultura, a organização e o funcionamento dos três Conselhos de Cultura, mas também avançarmos em desafios que ainda persistem”.

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Silvana Meireles apresentou os eixos do Plano Estadual de Cultura

Coube à Silvana Meireles, que também coordena a Conferência, apresentar a metodologia de trabalho e os principais pontos do regimento que orientam o processo. “Queremos entregar um plano feito por todos e, para ampliar ainda mais esse processo participativo, além dos delegados para a Plenária Final, é importante elegermos também a Comissão Setorial do Artesanato, que vai acompanhar o trabalho do Conselho e discutir as demandas do setor”.

GRUPOS DE TRABALHO

Para favorecer o debate dos objetivos e ações estratégicas que constam na minuta do Plano Estadual, os participantes se reuniram em quatro Grupos de Trabalho (GTs), focados nos eixos Patrimônio Cultural e Memória e Territórios; Territorialidade e Políticas Afirmativas; Desenvolvimento Simbólico da Cultura e Economia da Cultura; Pesquisa e Formação Artístico-Cultural e Cultura e Educação; Cultura e Comunicação, e Gestão, Infraestrutura e Participação.

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Discussões nos GTs

Para a artesã Livia Aguiar, “depois de tanto tempo e de tanta luta do setor, estamos tendo a oportunidade de construir um documento que garanta as conquistas e fortaleça essa luta por mais condições de trabalho para os artesãos do estado”. Para o artesão olindense Tiago Amorim, “o artesanato pernambucano é o mais diverso do mundo, temos que investir na formação cultural e não deixar isso acabar”.

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Discussões nos GTs

DELEGADOS ELEITOS

Após as discussões nos grupos de trabalho, os participantes elegeram 15 delegados que irão representar o setor na Plenária Final, que acontece nos dias 17 e 18 de março. Foram eleitos:

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Delegados eleitos

1) LIVIA AGUIAR (titular)
2) TIAGO AMORIM (titular)
3) LÍGIA CABRAL BARBOSA (titular)
4) REGINA CÉLIA FIRMINO DA SILVA (titular)
5) SANDRA LÚCIA DA SILVA MORAES (titular)
6) ISABEL GONÇALVES BEZERRA (titular)
7) ARTUR MELO DE SOUSA (titular)
8) IVANILDA MARIA MORAES E SILVA (titular)

9) JOSÉ EUGÊNIO DE SOUZA (suplente)
10) CLEITIANI MARIA RAMOS (suplente)
11) MARLOVA LENZ DORNELLES (suplente)
12) ÚRSULA DE ALBUQUERQUE (suplente)
13) JACIARA MARIA TEIXEIRA VIEIRA (suplente)
14) ALBINA GOMES DE OLIVEIRA (suplente)
15) SUELY MARIA BRISSANT SILVA (suplente)

COMISSÃO SETORIAL DO ARTESANATO

Os participantes elegeram ainda os agentes culturais que vão representar o segmento na Comissão Setorial do Artesanato. Confira o eleitos:

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Comissão Setorial eleita

Titulares
Regina Celia Firmino da Silva
José Philipe Bezerra de Melo
Tiago Amorim
Silvia Regina Nogueira de Melo
Sandra Lucia da Silva Moraes
Isabel Gonçalves Bezerra

Suplentes
Vilma Cristina da Fonseca Costa
José da Silva Dias
Marlova Lenz Dornelles
Roberto Carlos da Silva
Suely Maria Brissantt Silva
Úrsula de Albuquerque

< voltar para home