Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

CEPC/PE

Conselho de Política Cultural repudia atuação da Polícia Militar na Festa do Dendê 2018

Moção de Repúdio à atuação repressiva da Polícia Militar de Pernambuco ao 11º ano da Festa do Dendê

Casa de Oliveira Lima – Casa dos Conselhos
Recife, 10 de outubro de 2018.

Os Conselheiros e Conselheiras do CEPC-PE – Conselho Estadual de Políticas Culturais do Estado de Pernambuco, vêm a público externar repúdio aos atos agressivos, que expressam formas de discriminação racial e intolerância religiosa, do policiamento ostensivo ocorrido no sábado 29/09, p.p., durante as manifestações do 11º ano da Festa do Dendê. Esta festa é uma tradição em nosso Estado que expressa a beleza da diversidade cultural, o patrimônio e os valores do segmento de matriz afro-brasileira a qual materializa a identidade diversa, rica e multifacetada de nossas raízes.

Expressamos nossa indignação político-cultural ao abuso de autoridade de um segmento da PM de nosso Estado a obrigar o encerramento desta solenidade através da força bruta expressa por armas e fardamento policial.

Não se admite que uma tradição cultural, apoiada pelo Governo de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife, por meio das mais diversas secretarias e órgãos, possa ser desrespeitada em seu movimento junto à comunidade e seus adeptos.

Ressaltamos a importância dos procedimentos de investigação da conduta dos policiais, proposta pela Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e não podemos deixar de registrar nosso descontentamento e de solicitar ao Governo do Estado resultados e respostas rápidas, urgentes e efetivas.

Afirmamos que repudiamos qualquer que seja a forma de discriminação racial e intolerância religiosa e qualquer ato baseado em abuso de autoridade.

CEPC-PE – Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco

< voltar para home