Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conselho de Preservação

Conselho de Preservação repudia projeto de lei de censura às artes em Pernambuco

O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, reunido no último dia 23/11, aprovou por unanimidade uma carta aberta de repúdio ao projeto de Lei nº 1774/2017, de autoria do deputado estadual Ricardo Costa, que começou a tramitar na Assembleia Legislativa no último dia 21/11

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Confira a íntegra da Carta:

CARTA ABERTA DE REPÚDIO AO PROJETO DE LEI Nº 1774/2017, DO DEPUTADO RICARDO COSTA

Época triste é a nossa em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo (Albert Einstein – 1879-1955)

Tomando conhecimento da tramitação do projeto de lei nº 1774/2017, que institui o regime de censura às artes em Pernambuco, nós, integrantes do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, nos posicionamos contrários a aprovação de tal projeto, danoso para com às liberdades e criação e produção do fazer cultural em nossa Sociedade.

O citado projeto de lei, de autoria do deputado Ricardo Costa, dispõe sobre “a proibição de exposições artísticas ou culturais com teor pornográfico em espaços públicos, no âmbito do Estado de Pernambuco”.

A censura explícita às artes que esse projeto propõe, se trata de um comportamento retrógrado, já condenado no passado e que não tem mais guarida em nosso tempo. Esse tipo de censura é fruto da ignorância, da pequenez, daqueles que se julgam donos da verdade.

Já nos ensina Flaubert, em carta escrita em 1852, ser “a censura, seja qual for, uma monstruosidade, algo pior do que o homicídio: o atentado contra o pensamento é um crime de lesa alma”.

A História, “mestra da vida e luz da verdade”, nos ensina ser a censura uma forma retrógrada e doentia de tentar cortar às asas do pensamento, de amordaçar a palavra e o fazer cultural.

ASSINAM: 
Membros do  Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – Pernambuco 

< voltar para home