Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Conselho de Preservação

Nota de pesar pelo falecimento do Sr. Wilton Andrade de Souza

O Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural (CEPPC) recebeu com enorme pesar a notícia de falecimento do ex-conselheiro Wilton Andrade de Souza, que foi integrante do segmento de “Notório Saber”, durante o período de 2015 a 2019.

Recifense, ele nasceu em 1933, tendo iniciado seu ativismo artístico na segunda metade do século XX. Artista modernista pernambucano, da mesma geração de Abelardo, Wellington Virgolino e Samico, viveu intensamente para servir à arte pernambucana, brindando-nos com seu talento em diversas habilidades, como: pintor, desenhista, gravador, escultor, tapeceiro, cenógrafo e cronista.

No engajamento de classe, participou da criação de importantes equipamentos culturais, como Ateliê Coletivo (1952) e de controle social, como o Conselho Municipal de Cultura do Recife (1986). Assumiu por vários anos a diretoria administrativa do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), onde deu expediente até o último dia útil da semana que partiu.

A pintura e o desenho integram com mais intensidade a sua vasta e premiada biografia artística, com ênfase, segundo os críticos da área, na cultura popular, em que afloram suas raízes de arte figurativa, retratando o carnaval através dos diversos ritmos do frevo, maracatus, caboclinhos, festas populares como o pastoril, bumba-meu-boi, e também as manifestações religiosas afrobrasileiras.

Seu legado artístico também perpassa predominantemente pelos extratos desfavorecidos da sociedade, possibilitando rupturas de paradigmas estabelecidos, por onde percebemos sua sensibilidade com o mundo em sua volta.

Diante do lamentável acontecimento, este Conselho reconhece a sua ilustre contribuição para preservação de bens culturais.
Nesta oportunidade, expressamos os nossos sinceros sentimentos de pêsames para os seus familiares, parentes e amigos, que terão o desafio de seguir sem poder desfrutar de sua contribuição humanística e artística para cultura do Estado.

Gilberto de Mello Freyre Neto
Presidente do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural/CEPPC

< voltar para home