Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

23ª Festa de Reis promove encontro de Cavalo Marinho em Olinda

O evento acontece neste sábado (6), às 22h, e deve amanhecer o dia com as apresentações de quatro grupos de Cavalo Marinho. Tradicionalmente, o folguedo presta homenagem aos Três Reis Magos.

Ricardo Moura

Ricardo Moura

O Cavalo Marinho Boi Matuto é uma das agremiações que se apresentam no evento.

Para fechar o ciclo natalino, o Centro Cultural Casa da Rabeca, que fica na Cidade Tabajara, em Olinda, promove a 23ª Festa de Reis neste sábado, às 22h, quando repete o Encontro Nacional de Cavalo Marinho, que tradicionalmente também é realizado no dia de Natal. O evento, que tem apoio do Governo do Estado (Secult-PE/Fundarpe), é gratuito e irá reunir o Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda, Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança, Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Condado e Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado.

Diferente da última edição de Natal, que contou com show de Maciel Salú, a programação deste sábado conta apenas com o Encontro para manter o foco no brinquedo, mas a Festa de Reis também promete surpreender os visitantes. “Há muitos anos não conseguimos amanhecer o dia porque os brincantes são trabalhadores, muitos deles cortadores de cana, que precisam trabalhar cedo no dia seguinte, mas, como neste ano o dia 6 de janeiro caiu em um sábado, vamos tentar manter essa tradição e se apresentar até a manhã do domingo”, explica Pedro Salustiano, que é um dos organizadores da celebração.

Com enredo que presta homenagem aos Três Reis Magos, o Cavalo Marinho é uma das expressões culturais nordestinas que misturam encenação e música. Criado em 1995 pelo Mestre Salustiano, o Encontro Nacional de Cavalo Marinho é o único evento do Brasil que promove a união entre diferentes representantes do folguedo. Desde a morte do seu fundador em 2008, o Encontro é realizado pela família Salustiano, que busca manter as tradições o legado deixado pelo patriarca.

< voltar para home