Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

2ª Festa para Ogum anima o sábado no Recife Antigo

Promovido pelo Maracaatômico, evento será realizado neste sábado (23), no Bairro do Recife, com a participação do Maracatu Nação Porto Rico e outras atrações

Eduardo Queiroga

Eduardo Queiroga

O coco Bongar será umas das atrações da 2ª Festa para Ogum

O Dia de Ogum, orixá guerreiro sincretizado como São Jorge, é comemorado no próximo sábado, dia 23 de abril. Nesta data o grupo percussivo Maracaatômico vai promover uma grande celebração de fé e em homenagem ao seu patrono, através da 2ª edição da Festa para Ogum. O encontro, que será realizado a partir das 18h na Rua da Guia, no Bairro do Recife, é gratuito e terá a participação de atrações como o Maracatu Nação Porto Rico e o Grupo Bongar.

Segundo Rodrigo Fernandes, um dos diretores do Maracaatômico, a festa deste ano acabou tomando uma proporção maior do que o grupo imaginava. “Ano passado a gente fez um encontro convidando apenas o Afoxé da Nação Xambá, e fizemos uma promessa que em 2016 o evento fosse bem maior. A festa ficou tão grande este ano que infelizmente alguns grupos tiveram que ficar pra próxima, por causa do tamanho da programação”, revela.

O evento será celebrado por babalorixás convidados, e contará com apresentações de grupos de cultura popular. Na abertura, será realizada uma louvação aos orixás, para em seguida darem início às apresentações de Mestra Ana Lúcia e Raízes do Coco, Afoxé Povo de Ogunté Sítio de Pai Adão, Afoxé Oya Tokolê, Trinkda, Nação Porto Rico, Maracaatômico e, por fim, o Grupo Bongar.

Divulgação

Divulgação

O grupo Maracaatômico, organizador da festa, se destaca por seguir o baque e as loas da Nação Porto Rico

“Toda a festa foi feita através de parcerias e doações. Os grupos se prontificaram a tocar sem cachê e conseguimos o toldo e o som sem custo algum”, comemora o diretor do Maracaatômico, grupo que repassa de forma genuína o maracatu de raiz por meio do baque e das loas da Nação Porto Rico.

A proposta da festa, segundo Rodrigo Fernandes, é fazer também com que os simpatizantes da cultura afro tenham um dia pra valorizar suas tradições. “Nosso objetivo é também combater a intolerância religiosa, o preconceito e a discriminação”, pontua.

Serviço
2ª Festa para Ogum
Sábado (23) | 18h
Rua da Guia (Bairro do Recife)
Gratuito

< voltar para home