Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

9º Encontro Popular da Mata Norte movimenta Lagoa do Carro, neste sábado (28)

Daniela Nader/Secult-PE/Fundarpe

Daniela Nader/Secult-PE/Fundarpe

O encontro acontecerá na sede do Maracatu Estrela da Tarde, localizada na comunidade Quilombola do Barro Preto

Lagoa do Carro, localizada na Mata Norte de Pernambuco, será palco, neste sábado (28), a partir das 21h, do 9º Encontro da Cultura Popular da Mata Norte. Organizado pela Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS PE), o evento, que conta com apoio da Secult-PE/Fundarpe, acontecerá na comunidade Quilombola do Barro Preto (zona rual de Lagoa do Carro), sede do Maracatu Estrela da Tarde, e marca os 30 anos de fundação da AMBS PE. O acesso é gratuito.

“A sambada vai ser uma festa de raiz, uma festa tipicamente de terreiro, onde vamos celebrar os nossos ancestrais ”, conta Manoelzinho Salustiano, presidente da AMBS PE.

Estrela da Tarde - O Maracatu de Baque Solto Estrela da Tarde foi fundado no Sítio Barro Preto, conhecido como o Quilombola do Barro Preto. Luiz Cosmo, foi um afrodescendente que nasceu em 1925, que mesmo após a Lei Áurea era tratado como escravizado. Em busca de liberdade, ele fugiu do engenho onde o único direito era a comida que plantava e se estabeleceu na Zona Rural de Lagoa do Carro, a 60km do Recife. Esta é a origem do Quilombola do Barro Preto, reconhecido pela Fundação Palmares em 2012.

O filho de Luiz Cosmo, Sebastião Cosmo, trabalhador rural como cortador de cana e sua companheira, Dona Maria Alves resolveram no dia 13 maio de 1978 criar a Estrela da Tarde, um Maracatu de Baque Solto para que segundo ele “a Cultura do Baque Solto não fosse extinta”. Hoje, toda a família participa transformando o Maracatu Estrela da Tarde em uma Cultura hereditária com o compromisso com a cidadania do povo negro. A Estrela da Tarde é o único Maracatu de Baque Solto com raízes e sede numa Comunidade Quilombola.

Serviço
9º Encontro da Cultura Popular da Mata Norte
Quando: 28 de setembro (sábado), às 21h
Onde: Comunidade Quilombola do Barro Preto (Zona Rural de Lagoa do Carro)
Acesso gratuito

< voltar para home