Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Afoxé Omô Nilê Ogunjá promove a quarta edição do Feijão de Ogum

Encontro será realizado neste próximo sábado (30), em frente à antiga sede do afoxé, no bairro do Ibura

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

A feijoada, que será distribuída durante a ação, é também uma comida dedicada nos terreiros de Candomblé ao orixá Ogum, patrono do Afoxé Omô Nilê Ogunjá

Neste próximo sábado (30) o Afoxé Omô Nilê Ogunjá, um dos grupos mais tradicionais do bairro do Ibura, no Recife, realiza em frente à sua antiga sede a quarta edição do Feijão de Ogum. A festa é gratuita e acontece tradicionalmente no mês em que se celebra o orixá Ogum, que é patrono do afoxé.

O evento vai contar com a presença de nomes relevantes para a história do afoxé, como Pedro Kóyákóyá, vocalista principal do Filhos de Gandhy (Bahia), um dos mais importantes afoxés do Brasil e que é padrinho do Omô Nilê Ogunjá. Participam também Karynna Spinelli e Grupo Voz Nagô, a banda De Leão, o Afoxé Babá Orixalá Funfun (vindos da casa de Mãe Beth de Oxum), além do Grupo Pérola e outros parceiros e parceiras.

O Feijão de Ogum é um encontro realizado desde 2013 com a proposta simbólica de evocar o cheiro ancestral da feijoada e relembrar a resistência das senzalas, como lembrança atávica da tradição negra. A feijoada, que será distribuída durante a ação, é também uma comida dedicada nos terreiros de Candomblé ao orixá Ogum.

O evento acontece numa comunidade do Recife que possui uma cultura afro bastante ativa, que é o Ibura. De acordo com dados da Prefeitura do Recife, 51 mil pessoas moram no bairro, e dessas 65% se consideram negras ou pardas. Já o site ‘Mapeando o Axé’ listou 70 terreiros de candomblé e umbanda na região.

Serviço
Feijão de Ogum
Sábado (30) | 17h
Em frente à antiga sede do Afoxé Omô Nilê Ogunjá (Av. Rio São Francisco, 150, UR O3, Ibura – Ao subir a Ladeira do Ibura, seguir à direita até o final da rua)
Gratuito

< voltar para home