Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Afoxé Omô Nilê Ogunjá promove grito carnavalesco no Recife Antigo

Experimento musical e cortejo pelo bairro fazem parte da programação aberta ao público, que acontece nesta terça-feira (2).

Divulgação

Em parceria com o Paço do Frevo, o Afoxé Omô Nilê Ogunjá realiza nesta terça-feira (2), no Recife, a abertura do seu Carnaval 2016, explorando o tema ‘Caminhos da Autonomia’. A festividade começa às 15h, no térreo do centro cultural do Bairro do Recife, agregando um experimento musical da agremiação com a participação especial do DJ 440.

Já às 19h, acontece o cortejo carnavalesco pelas ruas históricas do bairro, saindo do Paço do Frevo com destino à Rua da Moeda. Nesta edição, o cortejo estará homenageando o babalorixá Raminho de Oxóssi. Entre as agremiações convidadas para compor o grito carnavalesco, estão a Nação do Maracatu Porto Rico e o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro.

“Estas duas agremiações possuem profunda relação com o sacerdote. Na primeira, Raminho de Oxóssi foi rei durante anos e é o guia espiritual da sua Rainha, Mãe Elda, e do Mestre Chacon. Na segunda, foi presidente e participou ativamente da sua criação”, explica Marconi Bispo, integrante do Omô Nilê Ogunjá. “As duas foram convidadas para esta cerimônia que, além delas, esperamos contar com a presença de representantes do Grupo Bongar, Gigantes do Samba, Afoxé Ará Odé, Afoxé Ylê de Egbá, Silvio Botelho e Saberé, os quais tem ou já tiveram relação com o nosso homenageado”, adiantou Marconi.

Chegando na Rua da Moeda, o afoxé realiza a apresentação da sua percussão, composta por mais de 30 batuqueiros, além de danças afro e cânticos da tradição, originada há 12 anos na comunidade do Ibura.

Serviço:
Grito Carnavalesco do Afoxé Omô Nilê Ogunjá
Quando: terça-feira, 2 de fevereiro
Local: Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife)
Horário/programação:
15h – Esquenta com o DJ 440 (experimento musical com o Afoxé Omô Nilê Ogunjá).
19h – Cerimônia em homenagem ao sacerdote Raminho de Oxóssi, com a presença de agremiações convidadas. Depois, segue o cortejo pelo Bairro do Recife até a Rua da Moeda).

< voltar para home