Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Aliança recebe encontro de Cavalo Marinho para celebrar o Natal

Grupos de Cavalo Marinho, Coco Cirada e Maracatu se apresentarão durante o Encontro de Cavalo Marinho da Mata Norte, que acontece neste domingo (23), a partir das 16h, na sede do Cavalo Marinho Boi Pintado

Jorge Farias

Jorge Farias

O Encontro acontecerá na sede do Cavalo Marinho Boi Pintado.

Quem quiser celebrar o Natal com um toque mais pernambucano poderá assistir ao Encontro de Cavalo Marinho da Mata Norte, que acontece neste domingo (23), a partir das 16h, na Sede do Cavalo Marinho Boi Pintado. Além do anfitrião, a ocasião contará com apresentações do Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado, Cavalo Marinho Boi da Luz de Olinda, Coco Raio de Luz de Itaenga, Ciranda Bela Rosa e Mestre Bi de Nazaré da Mata e Maracatu Onça Dourada de Aliança. A entrada é gratuita.

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN desde 2015, o brinquedo envolve performances dramáticas, musicais e coreográficas realizadas durante o ciclo natalino e seus brincantes são, em geral, trabalhadores da zona rural e os conhecimentos relacionados a essa manifestação são passados entre as gerações de forma oral e, especialmente, durante a realização da brincadeira.

Pode ser entendido como um grande teatro popular no qual são representadas as cenas do cotidiano (da vida presente e passada) dos seus participantes, do mundo do trabalho rural por meio de variado repertório musical, poesia, rituais, danças, linguagem corporal, personagens mascarados e bichos, como o boi e o cavalo (que dá nome à brincadeira). Contém ainda a louvação ao Divino Santo Rei do Oriente e possui momentos em que há culto à Jurema Sagrada.

b6577a83-4542-46de-957e-4789b7583936

SERVIÇO:
Encontro de Cavalo Marinho da Mata Norte
Quando: Neste domingo (23), a partir das 16h
Onde: Sede do Cavalo Marinho Boi Pintado (Chã de Esconso, S/N – Aliança/PE)
Entrada Gratuita

< voltar para home