Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Arcoverde sedia o 3º Encontro Cultural do Samba de Coco das Irmãs Lopes

Realizada pela Associação Samba de Coco Irmãos Lopes, a festa contará com diversas atrações, entre quadrilhas juninas, afoxés e coco de roda

Uma das tradições mais fortes de Arcoverde, o samba de coco promove neste sábado (8), a partir das 17h, o terceiro Encontro Cultural do Samba de Coco das Irmãs Lopes, evento realizado desde 2017 pela Associação Samba de Coco Irmãos Lopes.

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

Rodrigo Ramos/Secult-PE/Fundarpe

O grupo Samba de Coco das Irmãs Lopes é liderado pela Mestra Severina Lopes

O encontro, que é aberto ao público, acontece na Praça da Cohab I e vai reunir nomes da cultura arcoverdense e de várias regiões do Estado de Pernambuco, como Gabi da Pele Preta (Caruaru – PE), Coco da Barriguda (Sanharó – PE), Radiola Serra Alta (Triunfo – PE), Alexandre Revoredo (Garanhuns – PE), Poesia de Cabeça (Arcoverde – PE), além dos grupos de samba de coco da cidade. As ações de preparação para o evento começam já nesta quinta-feira (6), com o pré-encontro “Diálogo sobre produção cultural independente/sustentabilidade”, que, mediado por Amanda Lopes, acontecerá no Museu Ivo Lopes, a partir das 19h.

Associação Samba de Coco Irmãos Lopes - Nomeado como Samba de Coco Irmãs Lopes em 2000, o grupo tem sua história com o coco iniciada em 1916 com a criação do Coco do Ivo (Lopes). Após a morte do mestre, que é considerado o rei do coco de Arcoverde, seus irmãos criaram o Samba de Coco Raízes de Arcoverde, de onde as irmãs Lopes saíram e criaram um novo grupo em 2000. Atualmente, o grupo é comandado pela mestra Severina, que tem 85 anos.

Confira abaixo a programação completa:

3º Encontro Cultural do Samba de Coco das Irmãs Lopes
8 de junho | Na Praça da Cohab I | Arcoverde – PE

17h – Conto Africano (Arcoverde – PE)
17h30 – Coco Éremin (Arcoverde – PE)
18h – Coco da Barriguda (Sanharó – PE)
18h30 – Banda de Pífanos São Sebastião (Arcoverde – PE)
19h – Grupo Afro Motumbaxé (Arcoverde – PE)
20h – Quadrilha Junina Portal do Sertão (Arcoverde – PE)
20h20 – Radiola Serra Alta (Triunfo – PE)
21h – Alexandre Revoredo (Garanhuns – PE) convida Gabi da Pele Preta (Caruaru – PE), Álefe, João Euzé, Efraim Rocha, Nino Alves, Zezinho do Acordeon (Arcoverde – PE)
22h – Samba de Coco Irmãs Lopes e Mestres do Coco de Arcoverde: Coco Raízes de Arcoverde, Coco Aliança, Coco Trupé, Marcelo Cavalcanti, Pisada Segura, Mestre Pirrila (Pesqueira – PE) e Quadrilha Mulambembes em Pernas de Pau (Arcoverde – PE)
23h – Poesia de Cabeça (Arcoverde – PE)
00h – Ará Ylê (Olinda – PE)

Serviço
3º Encontro Cultural do Samba de Coco das Irmãs Lopes
Sábado (8) | 17h
Praça da Cohab I (Arcoverde-PE)
Gratuito

< voltar para home