Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Bairro de Dois Unidos celebra 9º Arrastão de Coco do Chinelo de Iaiá

Festividade acontece no domingo (5), contando com a participação especial de Aurinha do Coco e Zeca do Rolete.

Antônio Tenório/PCR

Antônio Tenório/PCR

Grupo Chinelo de Iaiá, responsável pela tradição no bairro de Dois Unidos, no Recife.

Mantendo a tradição iniciada há 9 anos, o grupo Chinelo de Iaiá fará na tarde deste domingo (5), o seu arrastão em comemoração ao encerramento do período junino. A concentração do evento, que começa às 15h, será na Praça de Convenção em Beberibe, contando entre os artistas e grupos convidados, com as apresentações de Aurinha do Coco e Zeca do Rolete.

Segundo Laurinete Morais, filha da fundadora do Chinelo de Iaiá, Dona Vadinha, já falecida, o arrastão possui como sentido principal homenagear cinco santos que constituem o período junino: São José, Santo Antônio, São João, São Pedro e Santa Ana. “Além do ciclo junino, a festividade também é inspirada em manifestos de matriz africana, realizados em terreiros de Jurema, onde o grupo Chinelo Iaiá foi formado há mais de 40 anos. Acompanhei desde criança a formação do grupo ao lado de minha mãe. Hoje me sinto honrada por também integrar as atividades iniciadas por ela”, explicou Laurinete.

Sendo um legado que os filhos de Dona Vadinha estão mantendo há mais de 15 anos, o Chinelo de Iaiá também possibilitou a origem do Ponto de Cultura Galpão do Vira. A entidade, que é apoiada pela Fundarpe para sua manutenção, proporciona para moradores da comunidade de Dois Unidos, oficinas gratuitas de culinária africana e da dança do coco.

Serviço:
9º Arrastão de Coco do Chinelo de Iaiá
Quando: domingo, 5 de julho
Horário: a partir das 15h
Concentração: Praça de Convenção em Beberibe (o cortejo segue pelas ruas do bairro de Dois Unidos, até chegar a sede do Ponto de Cultura Galpão do Vira, localizado na Rua do Canavial, s/nº, nas proximidades do campo de treinamento do Santa Cruz).
Evento aberto ao público

< voltar para home