Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Boi Faceiro celebra 18 anos com festa da cultura popular

Festividade é aberta ao público e contará com apresentações de grupos de bois, ursos e pastoris.

Por Roberto Moraes Filho

Criado para fortalecer e preservar o folguedo de bois pernambucanos, o Boi Faceiro comemora no próximo domingo (20), em sua sede no Recife, 18 anos de atividades culturais. A agremiação, que foi fundada em 15 de dezembro de 1997, pelo mestre Aelson da Hora, juntamente com integrantes do Centro Leão do Norte de Cultura Popular, estará reunida com outros grupos tradicionais, entre ursos e pastoris, numa alegre brincadeira aberta ao público. A festa conta com o apoio da Secult-PE e Fundarpe.

Laís Domingues

Laís Domingues

Mestre Aelson da Hora, durante a comemoração do Dia Estadual e Municipal da Cultura dos Bois, realizado no Recife em 1º de março deste ano.

“Foi através dele que surgiu a Federação Cultural dos Bois e Similares (FECBOIS/PE), o Boi Faceiro significa especialmente a autoestima de todos que fazem parte desta grande brincadeira”, explica seu presidente e fundador, Aelson. “Hoje, a diversidade cultural é uma das suas características principais, possibilitando que grupos similares em Pernambuco, como burras, ursos, mascarados, cavalos marinhos, entre outros, também possuam o mesmo reconhecimento que os bois conquistaram para participarem ativamente dos ciclos festivos existentes na cultura popular”, conclui.

Entre as atrações culturais já confirmadas, estarão se apresentando, além da própria agremiação, o Boi D´Loucos, Boi Tatatá, Pastoril Giselly Andrade, além de grupos de ursos atuantes na região metropolitana do Recife.

Eduardo Queiroga

Eduardo Queiroga

Boi Faceiro

Atualmente, o Boi Faceiro possui 10 títulos de campeão do Carnaval pernambucano, tendo alcançado em 2008 o Prêmio Culturas Populares SID/Minc, enquanto uma das 40 expressões da cultura popular brasileira. Já a FECBOIS/PE representa 26 grupos de bois associados no Recife, 56 atuantes na região metropolitana e mais de 300 espalhados em todo o Estado.

Serviço:
Festividade de 18 anos do Boi Faceiro
Quando: domingo, 20 de dezembro
Horário: a partir das 14h
Local: Rua Rêgo Melo, nº 41, Bairro dos Coelhos, no Recife.
Acesso gratuito

< voltar para home