Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Buenos Aires, na Mata Norte, sedia encontro de mestres de maracatus

Evento acontece neste sábado (18), homenageando mestres e brincantes de maracatus de baque solto

Divulgação

Divulgação

Caboclo do Maracatu Estrela Dourada Buenos Aires.

Por Roberto Moraes Filho

Visando ouvir propostas voltadas ao cenário da cultura popular da Mata Norte de Pernambuco, assim como celebrar os maracatus de baque solto atuantes na região, o II Encontro de Mestres de Maracatus acontece neste sábado (18), na sede do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires. O evento se inicia às 20h30, sendo aberto ao público interessado.

Na programação, além de uma roda de diálogos inicial, também serão promovidas apresentações de danças e toadas com os mestres participantes. De acordo com o mestre André de Lica, organizador do encontro, os participantes e o público presente terão uma noite movida pela forma que a tradição é celebrada nos terreiros. “O evento visa lembrar mestres que fizeram e fazem a cultura dos maracatus em toda a região, de maneira que possa ser iniciado na noite do sábado e só termine com o raiar do do domingo, deixando a empolgação do ritmo e das danças fazerem a festividade”, explicou André de Lica, mestre do Maracatu Leão Teimoso.

Nesta segunda edição, serão homenageados Arlindo José de Oliveira (caboclo Arlindo Patrício), João Francisco do Nascimento (João Carreiro), Manoel José do Nascimento (Manoel Fulozino de Araçoiaba) e mestre Zé Flor de Itaquitinga, brincantes do folguedo na Mata Norte. A sede do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires fica na Praça Antônio Gomes de Araújo Pereira, s/nº, no centro da cidade.

Serviço:
II Encontro de Mestres de Maracatus da Mata Norte
Quando: sábado, 18 de junho
Horário: a partir das 20h30
Local: sede do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires (Praça Antônio Gomes de Araújo Pereira, s/nº, centro da cidade – próximo à Capela de Santo Antônio)
Evento aberto ao público

< voltar para home