Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Cabo de Santo Agostinho sedia o 17º Encontro Pernambucano de Coco

Com apoio da Secult-PE e Fundarpe, festividade aberta ao público estará reunindo mestres e grupos de coco de roda atuantes na cultura popular do estado

Foto: Costa Neto

Foto: Costa Neto

Dona Nininha do Coco é uma das atrações da noite dedicada ao ritmo popular.

Por Roberto Moraes Filho

Contemplando o público com a exibição do filme ‘A Hora do Coco Rio Olimpíadas 2016’, além de apresentações de mestres e grupos de coco de roda atuantes na cultura popular do estado, a 17ª edição do Encontro Pernambucano de Coco acontece neste sábado (17), a partir das 19h, no Palanque do Coco, localizado em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho. A festividade, que estará homenageando o mestre Roberto Cocada, falecido em 2014, é promovida pelo Centro Cultural Farol da Vila, possuindo apoio do Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe.

Entre as atrações já confirmadas, estarão se apresentando o Coco do Mestre Zezinho, Mestre Goitá, Ricco Toadas, Jujuba do Coco, Pacheco Cantador, Arnaldo do Coco, Gervásio do Coco, Mestre Juarez, Lú do Pneu, Nininha do Coco, Léo do Cocar e Índio Matinho. “A iniciativa prioriza o movimento do coco em todas as suas vertentes, indo da música e sua formação, a cadeia produtiva do artesanato da matéria prima do coco”, explica o produtor cultural Marcos Moraes, coordenador geral do evento.

Ao longo dos seus 17 anos, o projeto acumulou um vasto acervo de áudios, fotografias e audiovisuais de grupos tradicionais e novos, servindo de fonte de memória e pesquisa em cultura popular, por meio de exposições e exibições audiovisuais, contabilizando mais de 100 participações de mestres e grupos de Pernambuco e do Nordeste em suas edições. Nomes saudosos como Zé Neguinho, Célia Coquista e Selma do Coco fizeram história no palco do festival, além de várias participações de artistas de outros estados, como Mestre Geraldo do Zambê/RN, Nelson Rosa de Arapiraca/AL, Coco de Cabedelo/PB.

Serviço:
17º Encontro Pernambucano de Coco
Quando: sábado, 17 de dezembro
Local: Palanque do Coco (Pontezinha – Cabo de Santo Agostinho)
Programação:
19h | Homenagem a Roberto Cocada (02 anos da sua partida).
20h | Cine Cocada Exibe ‘’A hora do Coco Rio Olimpíadas 2016’’.
21h | Apresentações: Coco do Mestre Zezinho, Mestre Goitá, Ricco Toadas, Jujuba do Coco, Pacheco Cantador, Arnaldo do Coco, Gervásio do Coco, Mestre Juarez, Lú do Pneu, Nininha do Coco, Léo do Cocar, Índio Matinho, dentre outros.
Acesso gratuito 

< voltar para home