Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Cacuriá de Dona Teté celebra 35 anos com programação em Pernambuco

Grupo do Maranhão estará promovendo gratuitamente apresentações e oficina de dança na Região Metropolitana do Recife

Divulgação

Com informações da assessoria

Realizando um espetáculo popular inspirado no carimbó, envolvendo ritmos como baião, valsa e caroço, o grupo artístico Cacuriá de Dona Teté inicia nesta quinta-feira (1º), durante a Semana do Livro de Pernambuco, no Museu do Estado (MEPE), turnê comemorativa pelos seus 35 anos de carreira. A apresentação gratuita acontece a partir das 18h30, contando no repertório com composições de Dona Teté, Rosa Reis, Cecé Ferreira, Dona Roxa e Camila Reis.

Composto por 20 integrantes, entre dançarinos e músicos, o Cacuriá de Dona Teté foi originado em 1986, pelo grupo Laborarte, tendo a frente a rezadeira e caixeira da festa do Divino Espírito Santo, Almerice da Silva Santos, Dona Teté. No seu processo de criação, elementos característicos da dança também passaram a expressar a teatralidade e a sensualidade latente da brincadeira, explorando o ritmo, o movimento dos quadris e a letra das canções. Atualmente, o grupo é referência para os outros grupos de cacuriá no Maranhão, sendo reconhecido como um grande expoente das manifestações tradicionais brasileiras.

Divulgação

A programação em Pernambuco continua na sexta-feira (2), em Olinda, quando o grupo se apresenta partir das 20h, na Praça Laura Nigro, localizada na Ribeira, com a abertura do grupo O Coco é a Resposta. Já no sábado (3), os integrantes do Cacuriá de Dona Teté irão ministrar a partir das 10h, no SESC Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, a Oficina de Dança e Toque de Caixa, explorando técnicas de aquecimento corporal e coreografias da dança do Cacuriá, com duração de duas horas, tendo como público-alvo grupos de dança popular já selecionados para a participação. Estão disponíveis para a realização da oficina, o total de 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. Em seguida, às 14h, no mesmo local, o grupo faz apresentação do seu espetáculo.

O circuito continua no domingo (4), a partir das 16h, com apresentações no Paço do Frevo e também na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, sendo concluído na terça-feira (6), às 20h30, com show na sede da Troça Carnavalesca Cariri, localizada no Largo do Guadalupe, em Olinda, contando na abertura com a Orquestra Embarcasom.

Toda a programação é oferecida gratuitamente, sendo uma realização conjunta do Prêmio Klauss Vianna de Dança  2015, do Minc e da Funarte. A produção conta com os trabalhos do grupo Laborarte e da produtora Página 21, sendo uma iniciativa que visa promover a troca de saberes com o retorno do grupo por Pernambuco.

Programação:

- Quinta-feira (01/12) – 18h30
Semana do Livro de Pernambuco, no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) – Recife

- Sexta-feira (02/12) – 20h
Praça Laura Nigro, s/n, Ribeira – Olinda
Abertura: Coco e a Resposta

- Sábado (03/12)
10h – Oficina de dança e toque de caixa.
14h – Apresentação de espetáculo
Sesc – Piedade, Jaboatão

- Domingo (04/12) – 16h
Paço do Frevo – Recife
Praça do Arsenal – Recife Antigo

- Terça (06/12) – 20h30
Sede da Troça Carnavalesca Cariri, Largo do Guadalupe – Olinda
Abertura: Orquestra Embarcasom

< voltar para home