Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Camaragibe recebe nova edição da Sambada ‘Onde é que tá o Coco?’

Evento é aberto ao público e terá 11 atrações dedicadas ao fomento da cultura popular do coco em Pernambuco.

Divulgação

Divulgação

Coco dos Pretos, uma das atrações da sambada.

Chegando a sua 5ª edição, a Sambada ‘Onde é que tá o Coco?’ irá movimentar o Canto das Memórias Mestre Zé Negão, em Camaragibe, neste sábado (9). O evento começa às 16h, sendo uma realização do Centro Cultural Cambinda Estrela em parceria com a tradicional Sambada da Laia. Entre as atrações, estarão se apresentando Coco dos Pretos, Mestra Ana Lúcia, Mestre Zé Negão e sua Laia, Guga (Coco do Manoel), Mestre Hugo (Coco de Besouro Mangangá), Mestre Catingueira, Nilton Jr., Bojo da Macaíba, Mestre Zé Maria, Mestre Zezinho e Mestre João Goitá.

Segundo Don Marcos, um dos organizadores, o evento possui um sentido todo especial para o cenário da cultura popular de Camaragibe. “Será a primeira vez que duas sambadas de coco serão realizadas ao mesmo tempo em nossa cidade. É uma festividade contribuindo para o fortalecimento de outra”, ressaltou Don Marcos, referindo-se ao apoio que será dado pela Sambada da Laia.

Nesta edição estão sendo homenageados o Mestre Manoel Ferreira, já falecido, e a cirandeira Dª Maria José de França. Fazendo parte da história do Maracatu Rural Cruzeiro do Forte, Mestre Manoel também atuou como precursor da Sambada da Laia, juntamente com os mestres Zé Maria e Zé Negão. No ano de 2009, foi um dos fundadores da Ciranda Rosa Amarela, além de ter sido atuante em diversas atividades culturais no bairro da Várzea, no Recife.

Já Dª Maria José de França, que é responsável por coros e entoa canções nas rodas de ciranda que é convidada, também possui carreira dedicada ao artesanato, ofício que pratica desde a adolescência. Esposa do Mestre Zé Maria, foi com ele que aprendeu a tocar os instrumentos necessários à sonoridade da ciranda e do coco de roda, como o bombo e a ganzá.

O Canto das Memórias Mestre Zé Negão, local onde acontece o evento, fica localizado na Rua Lucionise Moura de Melo, nº 5, bairro João Paulo II, em Camaragibe. A entrada é gratuita.

Serviço:
5ª Sambada ‘Onde é que tá o Coco?’
Quando: sábado, 9 de maio
Horário: a partir das 16h
Local: Canto das Memórias Mestre Zé Negão (Rua Lucionise Moura de Melo, nº 5, bairro João Paulo II, em Camaragibe)
Atrações: Coco dos Pretos, Mestra Ana Lúcia, Mestre Zé Negão e sua Laia, Guga (Coco do Manoel), Mestre Hugo (Coco de Besouro Mangangá), Mestre Catingueira, Nilton Jr., Bojo da Macaíba, Mestre Zé Maria, Mestre Zezinho, Mestre João Goitá, entre outros convidados.
Acesso gratuito

< voltar para home