Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Caminhada dos Terreiros abre o mês da consciência negra no Recife

Divulgação

Marcando os 320 anos da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, novembro será, mais uma vez, o Mês da Consciência Negra. No Recife, a programação começa nesta terça-feira (1º),  com a 10ª edição da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco. O evento, que tem sua concentração marcada para as 14h, na Praça do Marco Zero, visa reunir representantes de até 4.500 terreiros do estado, com estimativa de público em torno de 35 mil participantes.

“Buscamos com esta realização levantar a bandeira contra qualquer tipo de discriminação religiosa ou racial. Além dos momentos litúrgicos que acontecem, teremos louvores atribuídos a Jurema e a Umbanda, contando também com representações de afoxés e outras manifestações culturais de matrizes africanas”, informou a Yalorixá Mãe Elza de Iemanjá, umas das articuladoras do encontro.

Divulgação

Contando com o apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe, Cepe e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, a Caminhada dos Terreiros homenageia nesta edição Pai Messias de Ògún, Pai Ademir de OlogúnEde, Manoel Papai, Pai Fomo, Pai Luiz Ogodò, Mãe Gilva e Mãe Maria Helena do Pina, além dos já falecidos Pai Lídio, Pai Mercival e Ògá Malaquias. Em 2016, fechando o ciclo de 10 anos de luta, estaremos mais uma vez de branco, levando às ruas do Recife, não só o sagrado dos terreiros, mas, seus seguidores, sacerdotes, sacerdotisas, entre tantos homens e mulheres responsáveis por este grande tapete religioso-cultural existente em nosso estado”, destacou Mãe Elza.

Serviço: 
10ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
Quando:
terça-feira, 1º de novembro
Horário: a partir das 14h (concentração)
Local: Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife
Evento aberto ao público

 

< voltar para home