Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Campina do Barreto celebra a 9ª edição do Acorda Povo

Festividade em homenagem ao orixá Xangô acontece nesta quarta (22), com Coco dos Pretos, Mestra Ana Lúcia, além de mestres griôs e coquistas

Manifestando religiosidades de matriz africana nas celebrações do ciclo junino, o tradicional ‘Acorda Povo – saudando o Rei Xangô’, chega a sua 9ª edição nesta quarta-feira (22), no bairro de Campina do Barreto, Zona Norte do Recife. Promovido pelo Centro Cultural Cambinda Estrela, o evento conta em sua abertura, que acontece a partir das 18h, na sede do Maracatu Nação Cambinda Estrela, com o popular Xirê para Xangô, composto por pratos típicos dedicados ao orixá patrono da associação.

“A festividade tem por o intuito de proporcionar a vivência do ciclo junino nas tradições de terreiro, através do Xangô, que no candomblé representa o São João”, explica Wanessa Santos, integrante do Centro Cultural Cambinda Estrela. A partir das 23h, acontece a concentração do Acorda Povo, que segue em cortejo pelas ruas do bairro, conduzindo a bandeira de São João, que sai pontualmente às 0h.

Durante o cortejo, o público terá a musicalidade e a interação do grupo Coco dos Pretos, da Mestra Ana Lúcia do Amaro Branco, além de mestres griôs e coquistas. O evento é aberto ao público e é recomendado que os presentes estejam com trajes em tons claros e preferencialmente na cor branca.  A sede do Maracatu Nação Cambinda Estrela fica na Rua Dr. Elias Gomes, nº 420, no bairro do Campina do Barreto, próximo ao Terminal de Chão de Estrelas.

Serviço:
9º Acorda Povo – saudando o Rei Xangô
Quando: quarta-feira, 22 de junho
Programação:
18h | Xirê para Xangô
23h | Concentração para a saída do Acorda Povo/Bandeira de São João
0h | Saída do Acorda Povo
3h | Encerramento da procissão na sede, após os filhos da casa irão servir comidas típicas e pratos da culinária africana voltados ao orixá Xangô.
Local: sede do Maracatu Nação Cambinda Estrela (Rua Dr. Elias Gomes, nº 420, Campina do Barreto – Recife)
Evento aberto ao público

< voltar para home