Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Carnaval de Pernambuco é marcado pela interiorização

Governo do Estado promove as manifestações populares do ciclo carnavalesco nos municípios, do litoral ao Sertão

Eric Gomes/Secult-PE/Fundarpe

Eric Gomes/Secult-PE/Fundarpe

Vários encontros de cultura popular marcarão a programação do Carnaval do Estado

A tradição de celebrar o Carnaval faz de Pernambuco um dos berços do reinado de Momo, período que se configura numa das principais identidades do Brasil. Desde o centenário Frevo, passando pelos tambores e vestimentas do Macaratu, pela religiosidade dos Afoxés, pelos Bonecos Gigantes ou pelos milhares de blocos de mascarados – que a depender de onde estejam ganham nomes de Papangus, Caretas, Caiporas, Tabaqueiros ou La Ursas –, é aqui que inúmeras manifestações carnavalescas estão representadas.

Sabendo disso, o Governo de Pernambuco, por meio da Secult/Fundarpe e da Setur/Empetur, apoia as festividades realizadas em 65 municípios, assinalando um número recorde de regiões com incentivo do Estado. Além dos polos propriamente ditos, há ainda a realização de encontros de cultura popular na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Os valores investidos pelas duas pastas somam R$ 10 milhões.

O secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, reforça a importância do processo de seleção dos artistas e grupos que participam da programação do Carnaval de Pernambuco. “Toda a programação é feita por meio de edital público, onde o artista ou grupo interessado em participar da grade se inscreve e é avaliado por uma comissão formada por representantes da sociedade civil e do poder público. Tudo é feito de forma muito transparente”, comentou.

Já o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, ressalta a valorização da participação dos grupos de cultura popular como grande contribuição do Governo de Pernambuco no ciclo carnavalesco. “Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel, enquanto gestores públicos. Cada um desses integrantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições”, disse.

O secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, que também preside a Empetur, salienta a importância de o Governo do Estado expandir a sua participação nas festas realizadas em todas as regiões de Pernambuco. “A nossa festa é uma das mais ricas do País, mais variada e democrática. O Governo do Estado fez um esforço e estará presente em 65 localidades, reafirmando o seu compromisso com a cultura e com o turismo, que movimenta a nossa economia. Só neste Carnaval, a nossa expectativa é receber quase dois milhões de visitantes e de atingir uma movimentação financeira em torno de R$ 2 bilhões”, diz Novaes.

ENCONTROS - Além de incluir dezenas de artista e grupos na programação promovida pelos municípios, o Governo de Pernambuco também apoia encontros tradicionais de cultura popular. Em sua 30ª edição, o Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco conta com a presença de 99 maracatus de baque solto de 24 cidades do Estado, além de um grupo da Paraíba. O evento acontece em Aliança, no Domingo (23/2) e na Terça Feira Gorda (25/2) e em Olinda, na Segunda-Feira (24/2). O evento é uma realização da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco.

Também em Olinda, o 20º Encontro Estadual de Afoxés de Pernambuco – promovido pela União dos Afoxés de Pernambuco, será realizado na Quarta-Feira de Cinzas (26/2), no Sítio Histórico, com a participação de 15 afoxés da Região Metropolitana do Recife.

Ainda em Olinda, mais precisamente na Cidade Tabajara, acontece o 16º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca, no Centro Cultural Casa da Rabeca do Brasil, reunindo 17 maracatus de baque solto, além de caboclinhos, bois e cavalos marinhos de 12 municípios pernambucanos. O evento ocorre no domingo (23/2) e segunda (24/2), sempre a partir das 8h.

Na Terça-feira Gorda (25/2), Bom Jardim recebe o 7º Encontro de Burrinhas, Caboclinhos, Catirinas e Maracatus de Pernambuco. O evento começa às 8h e conta com Noé da Ciranda, Boi Dourado de Limoeiro e Maracatu Carneiro da Serra de Gloria do Goitá.

PRÉVIAS - Com o objetivo de preparar o clima para a Folia de Momo, diversos eventos que recebem apoio do Governo de Pernambuco acontecem durante as semanas anteriores ao Carnaval.

A Casa da Cultura, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, é palco, até sexta-feira (21/2), de programação carnavalesca com atrações que representam manifestações culturais pernambucanas. Todos os dias, haverá apresentação de grupos como orquestras, bloco lírico, afoxé e grupos de dança na área externa do espaço, com entrada gratuita. A programação teve início na última quarta-feira e acontece diariamente das 11h às 15h.

Dos encontros de Cultura Popular, destaca-se o Encontro de Blocos Líricos Aurora dos Carnavais, na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, no Recife, reunindo cerca de 30 blocos líricos do Estado. O evento ocorreu no último dia 7/2.

Outro evento, realizado no último sábado (15/2) e domingo (16/2) simultaneamente nas cidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão e Timbaúba, promoveu apresentações de Bois de Carnaval em seus terreiros. Em sua 6ª edição, o projeto “Os Bois Brilham no Carnaval de Todos” é realizado pela Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco (Fecbois) com a participação de 13 grupos. A proposta é fomentar a cultura dessas agremiações, valorizando a presença dos grupos em seu território.

No Pátio de São Pedro, no Recife, quinze grupos de Maracatu Nação e Maracatu Rural celebraram seu brinquedo durante o 8º Encontro dos Mestres. O evento ocorreu na última segunda (17/2).

MUNICÍPIOS QUE RECEBEM A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO

RMR
ARAÇOIABA
CABO DE SANTO AGOSTINHO
ILHA DE ITAMARACÁ
ITAPISSUMA
OLINDA
PAULISTA

ZONA DA MATA NORTE
CARPINA
GLÓRIA DE GOITÁ
ITAMBÉ
LAGOA DE ITAENGA
MACAPARANA
NAZARÉ DA MATA
PAUDALHO
TIMBAÚBA

ZONA DA MATA SUL
AMARAJI
BARREIROS
CATENDE
CHÃ DE ALEGRIA
CORTÊS
ESCADA
GAMELEIRA
JAQUEIRA
PRIMAVERA
RIBEIRÃO
RIO FORMOSO
SÃO BENEDITO DO SUL
SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE
SIRINHAÉM
TAMANDARÉ
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

AGRESTE SETENTRIONAL
LIMOEIRO
PASSIRA
SURUBIM
SANTA MARIA DO CAMBUCÁ
VERTENTE DO LÉRIO

AGRESTE CENTRAL
BEZERROS
LAGOA DOS GATOS
SAIRÉ
SANHARÓ
SÃO CAETANO
TACAIMBÓ

AGRESTE MERIDIONAL
ÁGUAS BELAS
BOM CONSELHO
CANHOTINHO
JUCATI
PARNAMIRIM
TUPANATINGA

SERTÃO DO MOXOTÓ
ARCOVERDE
BUÍQUE
SERTÂNIA

SERTÃO DO PAJEÚ
AFOGADOS DA INGAZEIRA
INGAZEIRA
SANTA TEREZINHA
TABIRA
TRIUNFO

SERTÃO DE ITAPARICA
JATOBÁ

SERTÃO DO ARARIPE
TRINDADE

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
BELÉM DE SÃO FRANCISCO
SANTA MARIA DA BOA VISTA

< voltar para home