Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Centenário do Cambindinha de Araçoiaba é marcado por intensa festa popular

Evento contou com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas, que acompanharam até a manhã do domingo (21), apresentações culturais e grande cortejo de maracatu.

Centenario do Maracatu Cambindinha de Aracoiaba - 004

Comemorando não apenas os 100 anos do Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, como também a conquista dos títulos de Patrimônio Imaterial do Brasil para agremiações de Maracatu de Baque Solto, Maracatu Nação e Cavalo Marinho, o evento “É Festa de Terreiro! É Festa no Terreiro!” recebeu no último sábado (20) um grande encontro de ritmos e mestres da cultura popular pernambucana.

De acordo com Osmar Barbalho, coordenador da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS-PE), o evento congregou cerca de 5 mil pessoas ao longo de sua realização, estendida até a manhã do dia seguinte. “Foi uma importante celebração, principalmente por ter sido concretizada de forma simples e de terreiro, com tudo que nossas tradições podem oferecer aos participantes”, ressaltou.

O evento contou com a presença de secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, do presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, do secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto, e do prefeito de Araçoiaba, Joamy Alves de Oliveira. Para Paulo Otávio, coordenador de Cultura Popular da Secult-PE, a emoção em torno da festividade foi expressada pelo desenho original de como são feitos os grandes encontros no Estado. “Desde a realização da roda de capoeira e as apresentações de cavalo marinho, o público pôde constatar a beleza e a grande emoção em torno dos motivos para esta festa, especialmente no cortejo envolvendo os maracatus pernambucanos”, explicou.

Osmar Barbalho

Osmar Barbalho

Mestre Dedinha, líder do Cambindinha de Araçoiaba há 38 anos, sendo erguido por outros mestres durante o centenário do maracatu de baque solto.

< voltar para home