Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Ciclo junino ganha programação especial gratuita no Paço do Frevo

Apresentações musicais, vivências de danças e debates fazem parte da programação, que começa nesta sexta-feira (3)

Foto: Edmar Melo

Com informações da Assessoria

Com o tema ‘Festa: entre a casa e a rua’, o Paço do Frevo, no Bairro do Recife, inicia nesta sexta-feira (3), uma série de atividades culturais dedicadas à celebração do São João em Pernambuco. Abrindo a programação, a partir das 12h, o hall do centro cultural contará com o projeto ‘Hora do Frevo’, apresentando gratuitamente as performances dos músicos Beto Hortis, Johnanthan Malaquias e Júlio César, através do Encontro Sanfonado.

Foto: Laís Domingues

Foto: Laís Domingues

Mestre João do Pife

Já no tradicional ‘Arrastão do Frevo’, que acontece no domingo (5), o mestre João do Pife e o bloco olindense Pife Floyd estarão contagiando as ruas do Recife Antigo, com os ritmos de forró, frevo, chorinho e samba. A concentração começa às 15h, no Marco Zero, de onde o cortejo segue a partir das 16h, contando também com vivência especial de dança, através da participação de alunos e professores dos cursos oferecidos pelo centro cultural, que estará disponível ao público gratuitamente, no horário das 14h às 18h.

 “Democratizar o espaço museal é uma das estratégias para ampliar o sentido da palavra museu, através do estímulo à participação e o diálogo com os vários públicos. A ideia é que as pessoas que muitas vezes não têm acesso ao frevo no dia a dia, possam entender como ele é dinâmico e aberto aos diversos públicos”, explica Eduardo Sarmento, gerente geral do Paço do Frevo.

Helder Tavares/Divulgação

Foto: Helder Tavares

Mestre Luiz Paixão

No decorrer do mês, a programação continua dedicada à diversidade musical junina. O ‘Sábado no Paço’ contará no dia 11, com apresentação da Mazurca dos Prazeres, sob comando de Lucas dos Prazeres. Já na sexta-feira (17), o projeto ‘Hora do Frevo’ terá o Mestre Luiz Paixão, contagiando o público com sua rabeca, a partir das 12h. A apresentação é aberta ao público.

O programa de interlocução, estudos e pesquisas ‘Observatório do Frevo’, também conta com ação especial. No sábado (18), a partir das 16h, será realizado gratuitamente, o debate “Da casa pra rua: vivências da festa” com Marcelo Varela e mediação de Leonardo Esteves. A atividade acontece no Centro de Documentação do Museu, localizado no 3º andar.

O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal, s/nº, no Bairro do Recife. Mais detalhes da programação podem ser conferidos no site: www.pacodofrevo.org.br

< voltar para home