Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Coco da Resistência promove ensaio aberto no Recife Antigo

Evento estará aquecendo os preparativos para a sambada do grupo, que será realizada após o Carnaval.

Por Roberto Moraes Filho

Originado há sete meses, inspirado nas sambadas de coco da Região Metropolitana do Recife, o grupo Coco da Resistência promove neste sábado (16), no Bar do Reggae, localizado no Bairro do Recife, o seu primeiro ensaio aberto do ano. A festividade, que começa às 19h, agrega diversos momentos de interação com o público, atendendo pedidos de interpretações de conhecidas composições do movimento liderado por mestres e artistas da cultura popular.

Foto: Cyndi Sanielle/divulgação

“Inicialmente, nossa intenção era ser um evento que estivesse reunindo grupos de coco e mestres pernambucanos. Mas nos últimos meses, surgiu a necessidade de também nos tornar um grupo cultural, a partir das edições já realizadas. Hoje, nossas festividades são compostas por repertório que envolvem composições de mestres como Ana Lúcia do Amaro Branco, Ferrugem, Zeca do Rolete, Zé Negão, Cila do Coco, Aurinha e grupos como o Coco de Catucá e Bongar”, explica Marcela Souza, uma das integrantes do Coco da Resistência.

“A ideia e o nome do grupo estão relacionados com nossas participações em várias sambadas, onde ficávamos até o dia amanhecer. Daí surgiu o nome ‘resistência’, atribuído também a questões sociais da cultura afro que o grupo está inserido, através de 12 integrantes”, comentou Marcela, que divide as atividades do grupo com os músicos Isaac Souza, Marcela Pontes, Adoni, Biatriz Santos, Suzana Barbosa, Jorge Diniz, Jorge Amorim, Adriana França, Taroire, Erico Barreto, entre outros componentes.

O ensaio visa aquecer os preparativos para a Sambada do Coco da Resistência, que estará programada para acontecer após o carnaval, no dia 27 de fevereiro. O Bar do Reggae fica na Rua Mariz e Barros, s/nº, no Bairro do Recife. A entrada é gratuita.

Serviço:
Ensaio aberto do Coco da Resistência
Quando: sábado, 16 de janeiro
Horário: a partir das 19h
Local: Bar do Reggae (Rua Mariz e Barros, s/nº, no Bairro do Recife)
Acesso gratuito

< voltar para home