Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Coco do Mestre Aroeira anima final de semana em Olinda

Festividade aberta ao público acontece neste sábado (18), no bairro do Amaro Branco, com a participação de vários artistas, mestres e grupos de coco de roda

Foto: Letícia Rodrigues/divulgação

Foto: Letícia Rodrigues/divulgação

Na festividade do Amaro Branco, a Mestra Ana Lucia abre sua residência para que os festejos juninos sejam celebrados no ritmo do coco de roda.

A casa da Mestra Ana Lúcia, localizada no bairro do Amaro Branco, em Olinda, será cenário neste sábado (18), de mais um tradicional Coco do Mestre Aroeira. Promovido na comunidade desde o ano de 1985, a festividade aberta ao público estará reunindo, a partir das 22h, mestres e grupos de coco de roda originados no próprio bairro, proporcionando uma movimentada noite de festa popular.

Antes de iniciar as apresentações culturais, que contará com os grupos Batuque das Morenas, Estrelinhas do Coco, entre outras atrações convidadas, o Mestre Aroeira, que também é mestre em Jurema Sagrada, promove o ritual da gira, no qual Stênio, filho da Mestra Ana Lúcia, incorpora entidades africanas. A festividade, que faz parte das celebrações juninas da comunidade, antecede a novena do mês de junho, também realizada no local.

“Em sua casa, além da Sambada do Mestre Aroeira, a Mestra Ana Lúcia mantém as tradições da trezena de Santo Antônio, do Acorda Povo e do Coco da Comunidade. Ela também é coordenadora do Pastoril Estrela de Belém e do grupo Estrelinhas do Coco, ambos constituídos por crianças e adolescentes do Amaro Branco”, destaca Mirela Cavalcanti, uma das organizadoras do evento e discípula da mestra desde criança.

Serviço:
Coco do Mestre Aroeira
Quando: sábado, 18 de junho
Horário: a partir das 22h
Local: Casa da Mestra Ana Lúcia (Rua Alto do Sarapião, nº 195, Amaro Branco – Olinda)
Acesso gratuito

< voltar para home