Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Coco do Mestre Aroeira anima Olinda neste sábado (16)

Evento é aberto ao público e acontece na casa da Mestra Ana Lúcia, no Amaro Branco, com a participação de vários grupos e mestres de coco de roda

É neste sábado, 16/06, a edição 2018 do tradicional Coco do Mestre Aroeira na casa da Mestra Ana Lúcia. O festejo no bairro do Amaro Branco, em Olinda, é realizado desde 1985 e reúne mestres e grupos de coco de roda originados no próprio bairro. O evento é aberto a todos os interessados.

Antes de iniciar as apresentações culturais o Mestre Aroeira, que também é mestre em Jurema Sagrada, promove o ritual da gira, a partir das 19h. A festividade, que faz parte das celebrações juninas da comunidade, antecede a novena do mês de junho, também realizada no local.

Cultura.PE

Cultura.PE

A mestra Ana Lúcia do Coco abre novamente as portas de sua casa para o festejo 

A programação cultural vai ter a presença dos grupos Estrelinhas do Coco, Mestra Ana Lúcia, Coco dos Pretos, Coco da Resistência, Coco do Catucá, Nilton Jr, Bongar, Batuque das Morenas, Coco do Farol, Mestres e Mestras do Coco Pernambucano, Afoxé Oxum Pandá e Escola de Samba Preto Velho.

Por se tratar de uma sambada, não existe uma programação específica, é por ordem de chegada. O mestre ou o grupo chega e fica na fila esperando sua vez. Já a brincadeira vai até a hora que o público aguentar, “mas normalmente seguimos até umas 3h ou 4h da madrugada”, explica Don Marcos, discípulo de Ana Lúcia.

Divulgação

Divulgação

O grupo Bongar é uma das atrações confirmadas

Em sua casa, além da Sambada do Mestre Aroeira, a Mestra Ana Lúcia mantém as tradições da trezena de Santo Antônio, do Acorda Povo e do Coco da Comunidade. Ela também é coordenadora do Pastoril Estrela de Belém e do grupo Estrelinhas do Coco, ambos constituídos por crianças e adolescentes do Amaro Branco.

Serviço
Coco do Mestre Aroeira
Sábado (16) | 21h
Casa da Mestra Ana Lúcia (Rua Alto do Sarapião, nº 195, Amaro Branco, Olinda
Gratuito

< voltar para home