Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Coco Irmãs Lopes promove ações de arte e cultura em Arcoverde

Atividades como oficinas, cineclube, apresentações culturais, ensaios fotográficos e palestras, serão oferecidas gratuitamente, celebrando o Mês da Consciência Negra no município.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Um dos grupos precursores do samba de coco na região, o Coco Irmãs Lopes estará proporcionando as ações na comunidade onde foi fundado e mantém o Museu Ivo Lopes.

Por Roberto Moraes Filho

Fazendo parte das celebrações em torno do Mês da Consciência Negra, a cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, recebe nesta sexta-feira (27), o 1º Encontro do Orgulho Crespos e Cacheados. A atividade, que faz parte da 1ª edição da Mostra de Artes Anda a Roda, é promovida pelo Coco Irmãs Lopes e estará oferecendo gratuitamente, no bairro da COHAB I, oficinas de turbantes e tranças, apresentações culturais, ensaios fotográficos e palestras.

“As ações do primeiro encontro visam empoderar e conscientizar a população negra do município, abordando o orgulho de suas origens como principal temática. Iremos demonstrar através das oficinas, a beleza dos cabelos crespos e cacheados como eles merecem ser vistos ou assumidos pelas participantes das atividades”, ressaltou Werner Lopes, um dos organizadores do evento. Na programação, que se inicia às 16h, o público também contará com atividades como contação de histórias, além das apresentações culturais do Coco Raízes de Arcoverde e do próprio Coco Irmãs Lopes.

Já no sábado (28), a partir das 16h, a 1ª Mostra de Artes Anda a Roda será iniciada com o espetáculo teatral ‘O Espelho da Lua’, da Tropa do Balaco Baco, contagiando os presentes, em especial as crianças, com a narração da lenda da Vitória Régia. O público também contará com cineclube ao ar livre e, em seguida, as apresentações de grupos culturais da região, como Forró Arte Nordestina e o Coco Aliança.

A programação se encerra com o Coco Irmãs Lopes, reunindo o repertório do CD ‘Anda a Roda’, primeiro registro musical do grupo, que foi lançado em 2014. As atividades contam com o incentivo da prefeitura local, da Gerência Regional de Educação de Arcoverde (GRE), e da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Confira a programação:

- 1º Encontro do Orgulho Crespos e Cacheados
Sexta-feira, 27 de novembro
Horário:
a partir das 16h
Local: Praça da COHAB 1, em Arcoverde
- Voz e violão
- Debate sobre Empoderamento
- Oficina de Turbante
- Oficina de trança
- Ensaio fotográfico
- Grupo de dança de Sertânia
- Contadores de Historia
- Coco irmãs Lopes
- Coco Raízes de Arcoverde

- 1ª Mostra de Artes Anda a Roda
Quando: sábado, 28 de novembro
Horário: a partir das 16h
Local: Praça da COHAB 1, em Arcoverde
16h – O espelho da lua ( Tropa do Balaco Baco )
18h – A pessoa é para o que nasce
Contos e mal assombros do além Sertão (Cineclube Locomotivo )
20h – Arcobreak
20h – Cortejo pela comunidade da COHAB 1 com o grupo Percussão Lions
20h20- Tenório
21h – Forró Arte Nordestina
22h – Coco Aliança
23h – Coco Irmãs Lopes & convidados

< voltar para home