Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Cortejo em Olinda celebra o Dia Estadual do Maracatu

Rodrigo Ramos

Rodrigo Ramos

O Maracatu Nação Tigre é uma das atrações do cortejo

Por Roberto Moraes Filho

Pelo 7º ano consecutivo, a Associação dos Maracatus de Olinda (AMO) celebra, em parceria com a Secult-PE/Fundarpe, o 1º de agosto, Dia Estadual do Maracatu.

Com a participação de diversas agremiações de Maracatu Nação, além de grupos percussivos originados em Olinda e Recife, a concentração do cortejo será a partir das 18h, no Largo do Amparo. De lá, os grupos descem as ladeiras de Olinda em direção aos Quatro Cantos, juntando o público ao som das tradicionais loas.

Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “todo dia é dia de reverenciarmos a cultura popular pernambucana, mas é importante celebrar esta data, uma conquista dos brincantes de maracatu no estado, que garante mais visibilidade aos grupos e motiva o poder público a seguir fortalecendo tradições pernambucanas que se tornaram patrimônios culturais imateriais do Brasil”.

Segundo a produtora cultural e integrante da AMO, Kátia da Paz Alves, a festividade consiste especialmente em celebrar a importância e a resistência dos Maracatus Nação de Pernambuco. “Queremos com a participação de mestres, maracatuzeiros e agremiações, celebrar a luta dos maracatus no cenário cultural do Estado, criando mecanismos de articulação para que a tradição seja sempre mantida e valorizada”, explicou.

Entre algumas das agremiações já confirmadas, estarão participando o Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Leão Coroado, Maracatu Nação de Luanda, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracatu Tigre, Maracatu Nação Maracambuco, Maracatu Encanto da Alegria, Maracatu Raízes de Pai Adão e Maracatu Nação Pernambuco.

SERVIÇO
Cortejo do Dia Estadual do Maracatu
Sábado, 1º de outubro
Concentração às 18h | Largo do Amparo – Olinda

< voltar para home