Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Dia Estadual do Frevo é celebrado em Olinda com cortejos e apresentações culturais

Um total de 16 atrações culturais, nos mais variados gêneros, prometem animar os foliões durante os dias 7, 8 e 9 de fevereiro

José Marcos/Divulgação

José Marcos/Divulgação

Quinteto Violado será uma das atrações da festa. O grupo se apresenta no sábado (8), às 23h, na Praça do Carmo

O mais pernambucano dos ritmos completa aniversário neste domingo (9). E a cidade de Olinda não poderia ficar de fora desta festa. Para celebrar o Dia Estadual do Frevo – Patrimônio Imaterial da Humanidade, o município preparou uma programação especial, que está repleta de ações para quem quer festejar a data e antecipar o Carnaval 2020. Cortejos e apresentações culturais, nos mais variados gêneros, prometem animar os foliões.

Ao todo, serão três dias de festividade, e mais de dezesseis atrações, como Ed Carlos, Dudu do Acordeon, Nádia Maia, Silvério Pessoa, Rogério Rangel, Quinteto Violado, entre outros. Destaque da programação são os cortejos culturais, realizados durante os três dias, que sempre vão sair do Mercado da Ribeira (R. Bernardo Vieira de Melo – Carmo, Olinda – PE). De lá, a multidão ávida por muito frevo e alegria, passará por pontos estratégicos da cidade, como o edíficio-sede da Prefeitura de Olinda, logo em seguida sede da Troça Pitombeira dos Quatro Cantos (R. 27 de Janeiro, 128 – Carmo, Olinda – PE). O encerramento do desfile das agremiações culturais acontecerá na Praça do Carmo (Av. Liberdade – Carmo, Olinda – PE). O percusso tem pouco mais de 2 km.

A programação começa nesta sexta-feira (7), às 19h, com um cortejo do grupo Brincante Popular. Às 20h, o palco montado na Praça do Carmo receberá shows da Orquestra Virtual, seguido por Dudu do Acordeon, Nádia Maia, e o encerramento fica por conta de Benil.

No sábado (8), o cortejo será realizado a partir das 17h, com a Companhia Brasil Por Dança. Logo em seguida, o palco principal será ocupado pelo Maracatu Nação Pernambuco, Orquestra Zezé Corrêa, de Aliança, na Zona da Mata; Charles Theony; Renato Pires. Fechando à noite, Quinteto Violado.

Já no domingo (9), é dia de cair no frevo. Ponto alto das comemorações, a festividade reúne um cortejo da Bela da Tarde e seus Bonecos Gigantes, às 16h. Na Praça do Carmo, artistas embaixadores da música pernambucana, prometem colocar olindenses e turistas para dançarem, como Ed Carlos, Silvério Pessoa e Rogério Rangel.

“Só o Carnaval é o legítimo território que consegue mostrar o Frevo na sua amplitude. O frevo é imenso”, destaca o curador da programação, o produtor e consultor em projetos culturais, Afonso Oliveira.

::PROGRAMAÇÃO DIA DO FREVO, EM OLINDA::

7/2 – SEXTA-FEIRA
19h – Brincante Popular (cortejo)
20h – Orquestra Virtual
21h30 – Nádia Maia
22h – Dudu do Acordeon
23h30 – Benil

8/2 – SÁBADO
17h – Companhia Brasil por Dança (cortejo)
18h – Maracatu Nação Pernambuco
19h – Orquestra Zezé Correia
20h – Charles Theony
21h30 – Renato Pires
23h – Quinteto Violado

9/2 – DOMINGO
16h – Bela da Tarde e seus Bonecos Gigantes (Cortejo)
17h – Maracafrevo
18h30 – Ed Carlos
20h – Silvério Pessoa

< voltar para home