Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Ensaio comemorativo marca em Olinda o aniversário do Maracambuco

Grupo de cultura popular completa 24 anos

O Maracambuco celebra nesta sexta-feira (9), 24 anos de história, preservando a cultura popular de Pernambuco, em especial, a do maracatu de baque virado. Uma festa na comunidade de Peixinhos, em Olinda, além de um ensaio comemorativo está marcado para esta quinta-feira (8), a partir das 18h30.

Maracambuco no carnaval 2017

Maracambuco no carnaval 2017

Fundado em 9 de junho de 1993, o grupo tem sede no bairro de Peixinhos e conta com cerca de 100 integrantes. Além das apresentações e desfiles, oferece oficinas de percussão e dança gratuitas para a comunidade. Promove anualmente o Festival Multicultural Folclore na Vila e recebeu em 2013 a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e o Troféu Cabeça de Galo.

Realiza ainda projetos como o Invista-se, vista Maracambuco,  Batuques do Maracambuco e participa de eventos dentro e fora do país como Lonas Culturais/Rio de Janeiro, Destins Nordestins/Paris, Olinda Capital Brasileira da Cultura, Festival de Inverno de Garanhuns, FLAAC / Brasília, FLIPORTO, entre outros.

Em breve, vai lançar o novo figurino da Batucada intitulado Vitrais das Graças. Vai unir os vitrais góticos das antigas Catedrais junto com a magia dos Orixás negros da coleção do artista Nelson Boeiras, em homenagem à Graça Fonseca. Para o presidente do Maracambuco, Nilo Oliveira, “é um orgulho comemorar esta data no mês de junho, mês de xangô, período que também homenageia o rei e rainha do maracatu. Me sinto realizado pois, apesar do pouco tempo, o grupo já é uma referência em Peixinhos”.

Apresentação do Maracambuco no Parque Dona Lindu (Recife):

Serviço:
Aniversário de 24 anos do Maracambuco

Onde: Sede do Maracambuco, Peixinhos, Olinda
Quando: Quinta-feira, 8 de junho
Horário: 18h30
Entrada: Grátis

< voltar para home