Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Festival Coco de Roda Zumbi marca o Dia da Consciência Negra em Olinda

Evento acontece no domingo (20), contando com cortejo de afoxés e apresentações musicais

Costa Neto

Costa Neto

Coco de Umbigada, uma das atrações culturais do festival

Chegando a 3ª edição, agregando cortejo de cultura popular e shows musicais de coco, hip hop e maracatu, o Festival Coco de Roda Zumbi Olinda acontece no próximo domingo (20), celebrando na cidade o Dia da Consciência Negra. Promovido pelo Centro Cultural Coco de Umbigada, o evento conta com o apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe, tendo o intuito de possibilitar ao público a manifestação de tradições afro-brasileiras inseridas na cultura pernambucana.

Abrindo a programação, a partir das 14h, acontece na Praça do Carmo a concentração do cortejo de cultura popular, que este ano conta com os afoxés Babá Orixalá Funfun e Povos dos Ventos. Já no Beco da Macaíba, as apresentações começam às 17h, com Zeca do Rolete, Dona Aurinha do Coco, Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Coco da Resistência, Coco das Mulheres, Coco de Umbigada, Conexão Hip Hop Afrobeat e NK Cúmbia. “O festival acontece em meio a uma crise, mas mesmo assim a cultura popular precisa está sempre em movimento. Por isso, estimamos para o evento um público em torno de 5 mil pessoas, celebrando o Mês da Consciência Negra como ele merece ser festejado”, destacou Mãe Beth de Oxum, organizadora do festival.

Entre as novidades do festival, na apresentação do Coco de Umbigada será lançado o disco ‘Tá na hora do pau comer’ e também o primeiro videoclipe do grupo, intitulado ‘É o Coco de Umbigada’. “O novo trabalho musical significa para nós um período de conquistas importantes, porque estaremos iniciando no próximo ano uma turnê pela Europa, já tendo apresentações agendadas pela França, Áustria e Suíça, e também por ter inaugurado recentemente no Centro Cultural Coco de Umbigada um estúdio musical, que já beneficia as produções de jovens e grupos culturais da comunidade”, comemorou Beth de Oxum. O projeto musical do grupo contou com os trabalhos técnicos de Buguinha Dub e Gilú Amaral. Já a direção do clipe leva a assinatura de Nilton Pereira.

Serviço:
3º Festival Coco de Roda Zumbi Olinda
Quando: domingo, 20 de novembro
14h | Praça do Carmo | Concentração do cortejo com os afoxés Babá Orixalá Funfun e Povos dos Ventos.
17h | Beco da Macaíba | Show musicais de Zeca do Rolete, Dona Aurinha do Coco, Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Coco da Resistência, Coco das Mulheres, Coco de Umbigada, Conexão Hip Hop Afrobeat e NK Cúmbia.

< voltar para home