Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Ivanildo Vila Nova é homenageado por jovens cantadores de Gravatá

Entre os dias 11 de agosto e 8 de setembro, a cidade serrana contará com cinco rodas de repente para celebrar a obra do cantador caruaruense. A programação é gratuita.

Costa Neto

Costa Neto

Ivanildo participará dos dias de abertura e de encerramento do projeto.

Considerado um dos maiores repentistas em atividade, Ivanildo Vila Nova chegou a ser eleito pelos seus pares como o “Cantador do Século XX”. Natural de Caruaru, o artista já viveu em Gravatá, onde será homenageado entre 11 de agosto e 8 de setembro, quando acontece o projeto “Circuito Gerações do Repente – Homenagem a Ivanildo Vila Nova” em vários endereços da cidade serrana. A proposta é perpetuar a cultura da cantoria de viola e a obra de Ivanildo que, após 55 anos de carreira, já se prepara para se aposentar.

O mestre marcará presença na abertura do evento, que acontecerá no dia 10 de agosto, às 10h, no Mercado Cultural, onde participará da roda de repente acompanhado por João Lídio, Rogério Meneses e Iponax Vila Nova. No dia 8 de setembro, Ivanildo encerra o evento no mesmo horário e local com João Lidio, Evaldo Zuzu, Adeilto Oliveira e Espingarda do Cordel. Além desses nomes, também participarão outros jovens repentistas como Antônio Lisboa, Rafael Neto e Eduardo Lopes, simbolizando o repasse da tradição através das gerações.

Realizadas frequentemente em Gravatá, as Cantorias de Pé de Parede são eventos em que se apresentam dois cantadores (poetas/repentistas) entoando versos de improviso. Ela pode ser considerada como a melhor oportunidade para a criação poética mais espontânea, resultante da combinação das expectativas dos cantadores e do interesse interativo do público presente, além de também ser uma importante forma de reconhecimento direto e imediato dos poetas por seu público.

Programação:
Gratuita

Sábado – 11 de agosto
Com os Poetas Repentistas: – Ivanildo Vila Nova; – João Lídio; – Rogério Meneses; e – Iponax Vila Nova.
Local: Mercado Cultural – Centro de Gravatá às 10h.

Domingo – 12 de agosto
Com os Poetas Repentistas: – João Lídio; – Rafael Neto; e – Severino Soares.
Local: Comunidade Sítio Resina – Zona Rural de Gravatá às 16h.

Domingo – 19 de agosto
Com os Poetas Repentistas: – João Lídio; – Luciano Leonel; e – Eduardo Lopes.
Local: Mercado Público de Mandacaru – Distrito de Gravatá às 16h.

Domingo – 26 de agosto
Com os Poetas Repentistas: – João Lídio; – Antonio Lisboa; e – Raulino Silva.
Local: Casarão Cultural na Lagoa do Fernando – Zona Rural de Gravatá. às 16h.

Sábado – 8 de setembro
Com os Poetas Repentistas: – João Lídio; – Ivanildo Vila Nova; – Edvaldo Zuzu; – Adeilto Oliveira; e – Espingarda do Cordel.
Local: Mercado Cultural – Centro de Gravatá às 10h.

 

< voltar para home