Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Maracatu Cambinda Brasileira celebra 99 anos com sambada em Nazaré da Mata

Festividade acontece neste sábado (14), no Parque dos Lanceiros

Divulgação

Divulgação

Maracatu Cambinda Brasileira

O Parque dos Lanceiros, localizado na zona rural de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, recebe neste sábado (14), sambanda de maracatu de baque solto abrindo as comemorações em torno do centenário do Maracatu Cambinda Brasileira, que completou no último dia 5 de janeiro os seus 99 anos de fundação. A festividade aberta ao público acontece a partir das 22h, tendo como destaque o encontro dos mestres Anderson Miguel e João Paulo.

Na sambada, os mestres estarão entoando loas, marchas, sambas e galopes, acompanhados de ternos (orquestras de sopro e percussão), para que no terreiro os folgazões se exibam fazendo suas manobras e evoluções. A partir desta junção, a festividade também servirá de ensaio para a gravação do CD ‘Encontro de Gerações’, que terá início pelos mestres logo após o carnaval deste ano.

Divulgação

Divulgação

Mestre Anderson Miguel, do Maracatu Cambinda Brasileira.

Mestre do Maracatu Cambinda Brasileira, Anderson Miguel começou a integrar a agremiação em 2007, como caboreteiro. Em 2008, já atuava como contramestre, acompanhando o então mestre Antônio Paulo Sobrinho, que em 2011 lhe transferiu o título. Conhecido na Mata Norte como o “Neymar da Poesia”, Mestre Anderson é um dos destaques da nova geração de poetas de Maracatu de Baque Solto.

Divulgação

Divulgação

Mestre João Paulo, do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata.

Já o Mestre João Paulo, do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, gosta de ser chamado de “Papa do Maracatu”, possui a popularidade de excelente poeta em meio aos tradicionais apreciadores desse tipo de poesia na região da Mata Norte.

Serviço:
99 anos do Maracatu Cambinda Brasileira – Abertura das Comemorações do Centenário
Quando:
sábado, 14 de janeiro
Horário:
a partir das 22h
Local:
Parque dos Lanceiros de Nazaré da Mata (BR 408 – zona rural de Nazaré da Mata)
Acesso gratuito 

< voltar para home