Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Maracatu Encanto do Pina anima o domingo do Recife Antigo

Apresentação é aberta ao público e contará com 30 integrantes do maracatu de baque virado, demonstrando a percussão comandada pela mestra Joana Cavalcante.

Divulgação

Divulgação

Nação do Maracatu Encanto do Pina.

Por Roberto Moraes Filho

Fazendo parte das comemorações pelos 35 anos de sua fundação, completados em março deste ano, o Maracatu Encanto do Pina terá apresentação neste domingo (7), no Bairro do Recife. O encontro começa às 9h30, no Marco Zero, demonstrando a potente batucada conduzida pela mestra Joana Cavalcante, primeira e única mulher a comandar um maracatu de baque virado.

“Estaremos reunindo 30 componentes do grupo, com batuqueiros e a côrte, para demonstrar o muito do que é o ritmo contagiante de nossa percussão”, explicou Joana. Sendo um maracatu misto, o grupo também realiza em sua sede no Recife, localizada na favela do Bode, no bairro do Pina, oficinas de percussão, confecção de instrumentos musicais, capoeira e dança. “As atividades são destinadas a pessoas de todas as idades. Elas acontecem sempre aos sábados, recebendo não apenas moradores do Pina”, comentou.

O trabalho social do Encanto do Pina visa proporcionar o desenvolvimento da cidadania para qualquer interessado em participar, criando condições para que a população afrodescendente possa conhecer e aperfeiçoar noções de suas tradições culturais. A sede do Maracatu Encanto do Pina fica na Rua Oswaldo Machado, nº 504, Pina, no Recife.

Serviço:
Apresentação do Maracatu Encanto do Pina no Recife Antigo
Quando: domingo, 7 de junho
Horário: a partir das 9h30
Local: Marco Zero, no Bairro do Recife
Evento aberto ao público

< voltar para home