Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Maracatu Nação Maracambuco comemora 21 anos de fundação

(Foto: Andrea Rego Barros/divulgação)

Por Roberto Moraes Filho

Hoje, 09 de junho, é dia de homenagear um dos símbolos da cultura popular olindense. Originado nos manifestos de baque virado da comunidade de Peixinhos, o Maracatu Nação Maracambuco vêm se consolidando no cenário cultural de Pernambuco desde 1993, cumprindo a missão de divulgar, preservar e promover a tradição.

Entre as ações que o Maracambuco tem realizado no decorrer de sua trajetória, além das prévias carnavalescas, oficinas de percussão, danças e confecção de instrumentos musicais, está a realização do “Folclore na Vila”. O evento, que integra há 11 anos o calendário festivo dos bairros Vila Popular, Peixinhos e Jardim Brasil, em Olinda, tem contribuído para a participação artística de outros grupos, como balés afros, afoxés e caboclinhos.

Para o presidente Nilo Oliveira, fundador do maracatu, apesar da data não estar sendo celebrada com uma grande festa este ano, o momento é oportuno para agradecer o empenho de todos os envolvidos na tradição. “Hoje, agradeço aos que fazem o Maracambuco e principalmente aos fãs de nossas atividades em Peixinhos, sempre nos impulsionando a conquistar novas etapas e obter reconhecimentos dos mais diversos, como a Medalha Ordem do Mérito Cultural 2013, concedida pelo Ministério da Cultura”, declarou.

Entre outros títulos já conquistados pelo maracatu, está o Troféu Cabeça de Galo 2013 e 2014, o Prêmio de Cultura Popular 2007, e homenagem durante o Carnaval 2014 da cidade de Olinda. A história do grupo, que está sendo construída com muito esforço em sua comunidade, possui integrantes fundamentais para o fomento desta tradição, representados pela dama do passo, Carla Nascimento, o coreógrafo Paulo Queiroz e o regente dos batuqueiros, Thiago Conga, que pretendem continuar com suas funções por ainda muitos carnavais.

Viva o Maracatu Nação Maracambuco!

< voltar para home