Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Museu da Abolição recebe programação especial na semana da Consciência Negra

Festividade acontece neste sábado (26), contando com apresentações de grupos artísticos e lançamento de livro

Divulgação

Divulgação

O grupo Xirê: O Canto dos Orixás estará abrindo as apresentações do evento.

Com informações da assessoria

Fazendo parte das celebrações no Recife entorno do Mês da Consciência Negra, o Museu da Abolição, no bairro da Madalena, recebe programação especial neste sábado (26), com apresentações culturais e lançamento do livro ‘Arraial Novo de Canudos’, do escritor Rodrigo Capibe. O evento, que começa às 14h, contará com as apresentações dos grupos Xirê: O Canto dos Orixás, Coco das Estrelas, Coco Chapéu de Palha e Afoxé Oya Tokolê, acompanhado do Balé Nagô.

Formado por estudantes de música da UFPE, o Xirê abre a tarde de festividade demonstrando sua música suave composta por elementos percussivos e instrumentos de corda, a percepção sagrada dedicada aos Orixás. O grupo, que é composto por Edelson Moraes, Esdras Guedes, Gabriela Martinez, Lhaysa Ramos, Luiz Joaquim, Mirty Káthly, Monterrúbio Neto e Tiago Sá, soma os conhecimentos acadêmicos às forças elementares da música de terreiro, em especial o Ilê Obá Aganjú Okoloyá.

Em seguida, acontece o lançamento do livro ‘Arraial Novo de Canudos’, com bate papo que contará com a presença de Igor Bandim, crítico literário que assina o posfácio, Rodrigo Capibe, autor da obra, e Leandro César, professor do IFPE. Os três têm passagens pelo curso de Letras da UFPE, estando o autor do posfácio cursando atualmente o doutorado. No romance, o mito urbano do estouro da barragem de Tapacurá, que inunda a cidade, transforma-se em apropriada metáfora do atual momento brasileiro. Boa parte da trama se passa dentro de uma escola, não à toa, chamada Arraial Novo de Canudos.

Após o lançamento, o livro estará disponível a venda no local pelo valor R$ 25, sendo a renda revertida para os custos de edição da obra e da produção da festividade. Confira a programação:

14h | Xirê: Canto dos Orixás
15h | Lançamento do livro ‘Arraial Novo de Canudos’
16h30 | Coco das Estrelas
17h30 | Coco Chapéu de Palha
18h | Afoxé Oya Tokolê com o Balé Nagô

Serviço:
Programação da Consciência Negra no Museu da Abolição
Quando: sábado, 26 de novembro
Horário: a partir das 14h
Local: Museu da Abolição (Rua Benfica, nº 1150, Madalena – Recife)
Acesso gratuito

< voltar para home