Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

No aniversário do Rei do Baião, Exu recebe homenagens de vaqueiros e sanfoneiros

PH Reinaux/Secult-PE/Fundarpe

PH Reinaux/Secult-PE/Fundarpe

O terceiro dia de festa começou com uma cavalgada em homenagem ao Rei do Baião

Em seu terceiro e último dia, o Festival Viva Gonzagão (em Exu, Sertão pernambucano) mostrou que a obra do Rei do Baião foi eternizada. Durante a tarde desta sexta-feira, 13 de dezembro, aniversário de Luiz Gonzaga e Dia Nacional do Forró, várias homenagens marcaram essa data tão importante para o calendário cultural do Estado.

Uma delas envolveu diversos vaqueiros da região que saíram em cortejo pelas ruas de Exu. Organizada pelo Governo de Pernambuco, em parceira com a prefeitura municipal, a 1ª Cavalgada Viva Gonzagão surpreendeu até os mais otimistas. “Não contávamos com todo esse envolvimento dos vaqueiros, principalmente porque era nossa primeira edição. Ficamos muito felizes com o resultado”, celebrou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Honorato. Segundo ele, a cavalgada contou com mais de uma centena de vaqueiros, quando a expectativa era metade desse número. Entre os participantes, a cavalgada contou com a ilustre presença de João Gonzaga, irmão de Luiz Gonzaga e filho de Januário.

PH Reinaux/Secult-PE/Fundarpe

PH Reinaux/Secult-PE/Fundarpe

A cavalgada reuniu vários vaqueiros da região

Em outra celebração na terra do Rei do Baião, um grupo formado por 75 sanfoneiros de várias idades realizou a 1ª Caminhada da Sanfona. Gente como Seu Expedito Vieira, 77 anos, que veio de Moreilândia para participar da caminhada. “É um prazer enorme participar dessa festa”, comentou ele enquanto puxada seu fole. Já para Maria Patrícia, de oito anos, essa caminhada serviu para mostrar seu amor ao instrumento. “Ainda estou aprendendo, mas gosto muito da sanfona”, resumiu a pequena artista.

À noite, o Polo Gonzagão do Povo recebeu um público animado. Entre as atrações, subiram ao palco Cosmo Sanfoneiro, a Banda Cabaçal de Exu, uma das mais antigas em atividade no município, Jorge do Acordeon e Danilo Pernambucano.

Já era madrugada do sábado (14), quando o locutor anunciou o forró do cantor Targino Gondim. A programação oficial do Festival Viva Gonzagão encerrou-se com o trio Fulô de Mandacaru.

PH Reinaux/Secult-PE/Fundarpe

PH Reinaux/Secult-PE/Fundarpe

À noite, a Praça Luiz Gonzaga reuniu várias atrações

PH Reinaux/Secult-PE/Fundarpe

PH Reinaux/Secult-PE/Fundarpe

Fulô de Mandacaru encerrou a programação do Festival Viva Gonzagão

 

< voltar para home