Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Paço do Frevo realiza programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Oficinas, vivências de capoeira e apresentações estarão sendo realizadas até o final de novembro, no espaço cultural.

Foto: Clara Gouvêa/Secult-PE

Com informações da assessoria

Com o intuito de relembrar a trajetória de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que com sua morte ocasionou o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Paço do Frevo estará promovendo durante o seu horário de funcionamento, oficinas de dança e turbantes, além de vivências de capoeira, a partir desta quinta-feira (19). As atividades, que são direcionadas tanto ao público adulto, como para crianças e adolescentes, estão incluídas no ingresso para o acesso ao espaço cultural do Bairro do Recife.

Na Oficina Estudo Comparativo de Danças e Ritmos dos Orixás, o público terá nesta quinta (19) e sexta-feira (20), das 16h às 19h, noções musicais envolvendo as culturas cubana e brasileira, através de instrumentos musicais como o atabaque e o tambor tambá. Já na Oficina de Turbantes, que é voltada para crianças entre os 7 e 12 anos, serão repassadas noções da montagem do acessório nesta sexta-feira (20), em duas sessões que acontecem tanto a partir das 10h, como às 15h.

A arte da capoeira também está presente na programação especial, proporcionando aos visitantes, vivências da dança e de seus movimentos. As apresentações acontecem nas terças, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, ocorrem das 14h às 17h. Neste sábado (21), o público que estiver visitando o local a partir das 17h, também terá apresentação do projeto Danças e Ritmos dos Orixás Brasil-Cuba, da Bahia. Já no dia 28 de novembro, será a vez do Afoxé Alafin Oyá animar o 3º andar do espaço cultural.

O Paço do Frevo funciona de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, das 14h às 18h. O valor do ingresso individual para visitação é de R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia), de terça a domingo.

Programação especial do Mês da Consciência Negra no Paço do Frevo:

- Oficinas
20/11 | Oficina de turbantes
Horário: 10h e 15h
Público alvo: crianças entre 7 e 12 anos.
19 e 20/11 | Oficina de estudo comparativo de danças e ritmos dos Orixás Brasil/Cuba
Horário: 16h às 19h
Estudo comparativo teórico e prático entre as danças, os cantos e os toques do tambor batá e o atabaque. Serão trabalhados os toques para orishas/orixás Eleguá-Exú, Ogun-Ogum e Oshosi-Oxossi. Inscrições: 3355-9524 | 3355-9527

- Vivência
Capoeira e Passo | Vivência de dança com foco nos movimentos da capoeira
Terças das 9 às 12h  e das 14 às 17h / Sábados e domingos das 14h às 17h

- Sábado no Paço
Sempre aos sábados com sessões às 17h
21/11| Danças e Ritmos dos Orixás Brasil-Cuba – José Izquierdo e Beatriz Lagos
28/11| Afoxé Alafim Oyó | Jurassi Tavares

Serviço:
Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, das 14h às 18h.

< voltar para home