Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Pastoril Estrela de Belém promove tradição da Queima da Lapinha

Cortejo contando com seresteiros, passistas de frevo e bonecos gigantes, encerra o ciclo natalino na Praça do Carmo, em Olinda.

Foto: Costa Neto

Foto: Costa Neto

O Pastoril Estrela de Belém foi originado na comunidade do Amaro Branco, em Olinda, onde atua com ações culturais dedicadas ao ciclo natalino.

Fazendo parte das manifestações do bairro do Amaro Branco, em Olinda, que desde 2011 passou a ser exercida nas atividades culturais do Pastoril Estrela de Belém, a tradição da Queima da Lapinha na Praça do Carmo acontece nesta quarta-feira (6). Nesta edição, o cortejo contará além do pastoril, com a participação de seresteiros, passistas de frevo e bonecos gigantes, iniciando o período pré-carnavalesco da cidade.

“Na tradição, que encerra o ciclo natalino e possibilita a abertura das manifestações que antecedem o Carnaval, optamos por também incorporar no cortejo o clima de alegria, possibilitando que outros grupos de cultura popular, sob comando do coreógrafo Alexandre Spain, também possam participar das celebrações do nosso Dia de Reis”, explicou Elaine Gomes, produtora cultural e coordenadora do evento.

A concentração acontece a partir das 16h, em frente à casa da mestra coquista Ana Lúcia, no Amaro Branco, de onde o cortejo sairá às 18h, pelas ruas do bairro em direção à Praça do Carmo. “Ao chegar na praça, o público irá acompanhar a apresentação do pastoril e também pode participar dos preparativos para a Queima da Lapinha,  inscrevendo seus pedidos para o ano novo. Os pedidos, conforme a tradição, serão incinerados junto com as palhas que compõem o cenário montando especialmente para o ciclo natalino da nossa comunidade”, comentou Elaine.

Criado há mais de 70 anos, o Pastoril Estrela de Belém é liderado pela Mestra Ana Lúcia, sendo composto atualmente por 25 crianças do Amaro Branco. O evento da Queima da Lapinha, do qual o grupo passou a exercer nas suas ações culturais voltadas para o ciclo natalino da cidade, conta com o apoio cultural da Prefeitura de Olinda.

Serviço:
Dia de Reis com Queima da Lapinha em Olinda
Quando: quarta-feira, 6 de dezembro
Cortejo: concentração às 16h, em frente à casa da Mestra Ana Lúcia (Rua Alto Serapião, nº 195, bairro do Amaro Branco). Saída às 18h, seguindo pela Rua do Meio, Praça Dantas Barreto, Rua do Sol, até chegar a Praça do Carmo, onde acontece a apresentação do Pastoril Estrela de Belém e a tradição da Queima da Lapinha.
Evento aberto ao público

< voltar para home