Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Período Fértil promove festa para Santo Antônio

Tradição da grife olindense, edição deste ano será animada por show de Josildo Sá e trio pé-de-serra Estrela do Baião

Foto: Ranna Santiago

Realizada há 16 anos, em Olinda, a tradicional festa de Santo Antônio da Período Fértil vai acontecer nesta sexta (10), a partir das 21h, no Clube Atlântico de Olinda. A festa acontecia na sede da loja Período Fértil, na Cidade Alta. O evento cresceu e no ano passado, para abrigar mais gente, passou a acontecer no Clube Atlântico. Assim como acontecia no ateliê, o local se transforma num arraial junino, com direito a decoração e barracas de comidas típicas da época.

O altar de Santo Antônio, com a imagem do santo, velas e fitas para os pedidos, estará num local estratégico da festa. A recepção do público este ano será feita por repentistas e a apresentação dos artistas pelo performance olindense Joninhas, que também coordena o concurso do matuto e da matuta mais arrumada da festa e casal pé de valsa.

Foto: Costa Neto

Foto: Costa Neto

Márcia e Clesinho, proprietários da Período Fertil.

Este ano, a festa da Período Fértil será animada pelo trio de forró Estrela do Baião e haverá ainda show com o sanfoneiro Josildo Sá e seu quinteto Samba de Latada. No repertório, além de canções juninas, de Luiz Gonzaga, João Silva e Jackson do Pandeiro, Josildo entoará composições do festejado projeto Samba de Latada, que este ano completa 10 anos de existência.

“Essa festa é uma tradição da nossa família, que passou a ser feita na loja, porque é nosso negócio, trabalhar com moda. Daí que fazemos a coleção de roupas e a festa. Mas a festa é para todo mundo celebrar o santo, o São João, e dançar muito forró”, diz a estilista Márcia Lima, uma das organizadoras. Ela conta que o pai era um grande devoto de Santo Antônio e que por isso a festa foi aumentando e ganhando fama, a cada ano. “O bom da festa é que todo mundo dança, tem uma hora que tá todo mundo no salão, e o santo ajuda mesmo, porque são várias as histórias de gente que saiu daqui com namorado e depois terminou casando”, garante.

Para seu marido, o também estilista e produtor Clesinho, a festa também serve para incrementar o calendário de festas juninas no Sítio Histórico de Olinda. “Queremos chamar atenção da festa, mobilizar as pessoas e criar um circuito na cidade”, diz o produtor.

Serviço:
Festa para Santo Antônio da Período Fértil
Quando: sexta-feira, 10 de junho
Horário: às 22h
Local: Clube Atlântico de Olinda
Pontos de venda: Loja Período Fértil (Olinda)- 3439-8926; Loja Empório Arraial (Recife) – 3441-6440
Ingressos: R$10,00 (estudante) e R$15,00 (inteira)

< voltar para home