Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Procissão de São Jorge celebra Ogum nesta quinta (23)

Evento é aberto ao público, sendo uma realização da Tenda de Umbanda Pai Francisco com apoio do Taxi Cultural.

Michelle Rodrigues/divulgação

Michelle Rodrigues/divulgação

Realização da Procissão de São Jorge em 2011.

Fé e devoção leva milhares de pessoas a caminhar nas ruas da Zona Norte de Recife, no bairro do Arruda, nesta quinta-feira (23). A concentração acontece a partir das 18h, na Rua das Moças, nº 897. Completando 46 anos de caminhada, a Procissão de São Jorge/Ogum é uma ação promovida pela Tenda de Umbanda Pai Francisco para homenagear o orixá guerreiro conhecido no candomblé por Ogum e na umbanda sincretizado pelo santo São Jorge.

À frente da romaria, está o Babalorixá Pai Messias. A tradição teve início em 1969, quando uma filha de santo que se curado quis homenagear o orixá Ogum. Desde então, o babalorixá realiza a caminhada e convida a todos para o momento de celebração e fé. O encontro prevê a saída das baianas, cada uma representando um orixá, e o cortejo da cavalgada dos Cavaleiros de Ogum, devotos do orixá guerreiro que saem às ruas trajados de vermelho em homenagem ao santo protetor. Haverá também no encontro a apresentação do Maracatu Nação Cambimda Estrela.

A ação valoriza as tradições e os festejos da cultura afrobrasileira e levanta a bandeira sobre a importância do combate à intolerância religiosa. Pai Messias reforça o uso de roupas na cor branca e enfatiza sobre este ser um momento de “pedir por paz, serenidade e força a todos os presentes, independente do credo ou religião”.

A caminhada terá o suporte de um carro de som, para louvação de São Jorge, e será acompanhamento pela Policia e CTTU. A procissão, que agrega outros terreiros e grupos culturais locais, reúne todo ano cerca de duas mil pessoas. A caminhada apresenta como roteiro a Rua da Regeneração, passa pelo Centro de Água Fria, segue para a Avenida Beberibe, Rua do Triunfo e finaliza na Tenda de Umbanda Pai Francisco para a louvação de Ogum, com festejo e toque de atabaques. A procissão é uma ação aberta ao público e gratuita, contando com apoio do Taxi Cultural para sua realização.

< voltar para home