Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Rádio Cordel lança programação especial para as festas juninas

O programa é veiculado em rádios públicas, educativas e comunitárias, além do Spotify

Divulgação

Divulgação

O primeiro episódio do especial das festas juninas fala sobre as quadrilhas

As edições especiais da Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste, produzidas em um contexto de pandemia da Covid-19 desde março, entram em uma nova fase. Em junho, esse projeto de extensão, desenvolvido pelo curso de Comunicação Social, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru, veicula programas para rádio e podcast sobre as festas juninas em tempos de distanciamento físico. Desde o último dia 2 de junho, exibe edições com crônicas, reportagens e entrevistas para mostrar como fica o São João de Caruaru em tempo de quarentena.

Sem a tradicional festa de rua, que transformou Caruaru na Capital do Forró, professores e alunos do curso de Comunicação Social estão realizando uma série de programas, veiculados às terças e sextas-feiras, para apresentar que a cultura dos festejos juninos continua forte, mesmo sem as aglomerações das pessoas na cidade e no campo. Às terças, programetes, de até cinco minutos, relembram a magia da época por meio das Crônicas Cantadas do País do São João, histórias autorais de alunos daquele curso, premiadas nacionalmente pela Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a mais prestigiada entidade do campo da comunicação do País.

Durante as sextas-feiras de junho, programas, de 20 minutos, são compartilhados para estimular a memória afetiva do ciclo junino com suas cores, cheiros, sons e sabores. Os dois primeiros programas recordam a festa dos anos 90 com o resgate de músicas e costumes daquela fase. Já os dois programas restantes focam no contexto atual, o da reinvenção da festa diante do impedimento da realização de grandes eventos e, consequentemente, de aglomerações para evitar a disseminação do novo coronavírus, que originou a maior crise sanitária do planeta desde a Segunda Guerra Mundial.

RÁDIO CORDEL - O projeto faz parte das ações do grupo de mídias sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do CAA, orientadas e supervisionadas pelas professoras do curso de Comunicação Social Sheila Borges e Giovana Mesquista, que envolve, neste período de pandemia, 20 alunos. Todos trabalham de casa desde que as aulas presenciais foram suspensas em respeito à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto é desenvolvido desde 2018 com a produção de programas quinzenais, envolvendo quadros de informação e entretenimento sobre o CAA.

Diante deste novo cenário, a Cordel decidiu elaborar edições especiais. Entre março e maio, produziu 24 programas com reportagens e dicas para responder à pergunta: como sobreviver ao distanciamento social? Com episódios inéditos de até 10 minutos, veiculados três vezes por semana, abordou diversos temas, como trabalhar na quarentena, passar o distanciamento longe de casa e a produção de máscaras de proteção para doação. Todos os episódios do projeto estão no Spotify Rádio Cordel, no Instagram @radiocordel, no Facebook da Aveloz, agência experimental de comunicação, e no site www.radiocordel.ml. Confira abaixo o episódio sobre as quadrilhas juninas:

< voltar para home