Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Sambada em Goiana marca mais uma edição do Encontro de Cultura Popular

A cidade de Goiana recebe mais uma edição do 9º Encontro de Cultura Popular da Mata Norte. A Sambada dos Mestres Emboladores promoverá um desafio entre os mestres Estrela da Poesia, do Maracatu Leão de Fortaleza, e Canarinho, do maracatu Beija Flor de Aliança. A sambada acontece na sede do Leão da Fortaleza, residência de Peu do Maracatu, no Bairro da Bela Vista. O 9º Encontro está celebrando e comemorando os 30 anos de fundação da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, e conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe.

Cristiana Dias/Secult-PE/Fundarpe

Cristiana Dias/Secult-PE/Fundarpe

O Maracatu Leão da Fortaleza será uma das atrações culturais do evento

O evento vem acontecendo desde o dia 15 de setembro e segue até 09 de novembro de 2019, nos seguintes municípios: Glória do Goitá, Lagoa do Carro, Araçoiaba, Nazaré da Mata, Goiana e Buenos Aires. Manoel Salustiano, presidente da Associação de Baque Solto, explica que a poesia da Cultura do Maracatu de Baque Solto surgiu dentro dos canaviais e foi evoluindo com influências de outros poetas. Primeiro vieram os emboladores de coco, depois os cantadores de viola.

“Antigamente os Mestres de Maracatus se formavam cantando dentro das canas, cortando cana e um cantando pro outro. O que interessava era que tinha de rimar, não existia uma métrica, não existia essa história de português, o importante era que rimasse. Quando veio um poeta de fora, que não era bruto do maracatu, começaram os emboladores. Depois vieram os violeiros. Essa Sambada vai ser muito interessante porque são dois emboladores que cantam maracatu de Baque Solto. Então o que não vai faltar é rima. E essa festa vai ser muito bonita no Terreiro do Leão da Fortaleza em Goiana. Um Terreiro que já é consagrado pelos seus eventos de cultura popular”, conta Manoel.

Serviço
Sambada dos Mestres Emboladores – desafio entre os mestres do Maracatu Leão de Fortaleza e Beija Flor de Aliança
Quando: 26/10 (sábado), às 21h
Onde: Terreiro do Leão de Fortaleza (Bairro de Bela Vista, Goiana)

< voltar para home