Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

São João de Arcoverde recebe edição especial do Cultura Livre nas Feiras

Projeto da Secult-PE e Fundarpe fará parte da programação da 5ª Caminhada do Forró realizada pelo município.

Integrando a programação do São João 2015 da cidade de Arcoverde, o projeto Cultura Livre nas Feiras, desenvolvido pela Secult-PE e Fundarpe, estará fortalecendo a 5ª edição da Caminhada do Forró no município. O evento acontece neste sábado (20), com concentração a partir das 10h, no bar Boteco do Chapa, localizado em frente ao Cine Rio Branco, na Av. Antônio Japiassu.

Durante o cortejo junino, mais de 20 sanfoneiros e a Trupe Boi Cafuné serão alguns dos artistas e grupos populares que irão festejar o legado do sanfoneiro arcoverdense Nego de Adélia, como ficou conhecido artisticamente o músico Jonas Alexandre, que faleceu no ano passado. “Nego de Adélia participou várias vezes em edições do Cultura Livre nas Feiras na região. A justa homenagem durante o evento, representa para nós um motivo a mais para celebrarmos a sua rica trajetória no Sertão do Moxotó, onde também ficou conhecido como um dos raros tocadores do fole de 8 baixos no interior pernambucano”, ressaltou Cajá Freire, assessor do projeto.

Divulgação

Cultura Livre nas Feiras/divulgação

Na foto, o sanfoneiro Nego de Adélia durante a realização do Cultura Livre nas Feiras, em 23 de junho de 2012.

Chegando à tradicional feira livre do Centro Comercial Regional de Arcoverde (Cecora), os participantes da caminhada irão conferir as apresentações dos músicos Silênio, Zé do Peba, Dão da Sanfona, Sandoval Vaz, Heleno Delmiro, Lima do Rojão e Zé Coco.

Segundo Cajá Freire, esta primeira realização do projeto em parceria com a prefeitura local e o Coletivo Cultural de Arcoverde (Cocar), representa um marco para a continuidade do Cultura Livre nas Feiras no decorrer destes 4 anos de existência. “A parceria com a Caminhada do Forró está sendo realizada desde 2012, sendo de grande importância tanto para o início do ciclo junino no município, como também para que nossa missão prossiga fomentando a arte e a cultura popular”, comentou.

Divulgação

Cultura Livre nas Feiras/divulgação

Realização da 4ª Caminhada do Forró, em 21 de junho de 2014.

Programação da 5ª Caminhada do Forró:

Sábado, 20 de junho
- 10h | Concentração no Boteco do Chapa (em frente ao Cine Rio Branco, na Av. Antônio Japiassu, centro da cidade)
- 11h | Na feira livre do Cecora, apresentações de Silêncio, Zé do Peba, Dão da Sanfona, Sandoval Vaz, Heleno Delmiro, Lima do Rojão e Zé Coco.

< voltar para home