Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

São João de Pernambuco fortalece tradições juninas nas cidades de todo o estado

Além das apresentações de artistas do ciclo junino nos municípios, Secult e Fundarpe também realizam o São João da Casa da Rabeca e o Pipoco na Mata Norte.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura/Fundarpe e Secretaria de Turismo/Empetur, apoia o São João em cerca de 100 cidades pernambucanas. Serão em torno de 300 apresentações espalhadas por diversas festas, garantindo uma participação de 100% de artistas do estado, sendo mais de 90% de representantes dos genuínos ritmos e tradições ligadas ao Ciclo Junino, tais como forro, coco, quadrilha, mamulengo, grupo de bacamarteiros, xaxado e ciranda. “A gente apresentou às prefeituras os artistas da nossa cultura popular, habilitados por convocatória pública, e tentamos incluir todos nas grades dos municípios. Nosso papel foi dar o apoio a dezenas de festas, garantindo que as mesmas fortaleçam as tradições juninas”, diz Marcelino Granja, secretário de Cultura de Pernambuco.

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

Caminhada do Forró de Arcoverde também contou com apoio do Governo do Estado, através do projeto Cultura Livre nas Feiras

O modelo do São João de Pernambuco é construído em parceria com as prefeituras das cidades, a partir de uma convocatória que recebeu inscrições de centenas de artistas. Após análise documental, foram habilitados artistas e grupos considerados relevantes para a manutenção das festas ligadas ao ciclo junino. Enquanto a Fundarpe e a Empetur fazem o pagamento dos cachês dos artistas contratados, as prefeituras, por sua vez, são as realizadoras da festa, fornecendo toda infraestrutura, podendo também fazer novas contratações.

Alguns nomes contratados pela gestão estadual que vão animar o São João das cidades:
Cristina Amaral, Beto Hortis, Dudu do Acordeon, Os Três do Cariri, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Assisão, Joãozinho de Exu, Geraldinho Lins, Nadia Maia, Flávio Leandro, Carlinhos Kaetés, Santanna, Andrezza Formiga, Rogério Rangel, André Macambira, Maciel Melo, Liv Moraes, Josildo Sá, Lia de Itamaracá, Benil, Cezzinha, Azulinho, Quadrilha Junina Chuva de Estrelas, As Netas de Selma do Coco, Benedito da Macuca, Sagaranna, Paulo Pecado, Mestre Galo Preto, Novinho da Paraíba, Quadrilha Junina Pisa no Espinho, Israel Filho, Cylene Araújo, Ciranda Dengosa, Xaxado do Egídio, Zequinha dos 8 Baixos, Mamulengo de Mestre índio, Ciranda Rosa Vermelha e muitas outras atrações pernambucanas.

CASA DA CULTURA – A Secretaria de Cultura e a Fundarpe ainda realizam dois importantes projetos de São João. O primeiro é na Casa da Cultura, que começa nesta terça (23) e segue até o dia 28 de junho. Coco, ciranda, mamulengo, quadrilha e muito forró vão animar o espaço, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado, sob a gerência da Fundarpe. Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, o tradicional São João na Casa da Cultura “vem fortalecer uma política permanente de valorização da nossa cultura popular, que deve ser apreciada e vivida durante todo o ano”. Segundo ela, “a ação também tem o objetivo de estimular a visitação ao centro cultural, incentivando toda a cadeia produtiva do artesanato”. Veja programação completa AQUI.

Renata Pires

Renata Pires

Benedito da Macuca é um dos artistas populares convidados do São João na Casa da Cultura.

PIPOCO NA MATA NORTE – Mantendo a tradição popular de celebração nos terreiros de maracatus, os festejos juninos da Mata Norte, a Secult e Fundarpe, em parceria com a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS-PE), realizam de 23 a 12 de julho, nas cidades de Goiana, Lagoa de Itaenga, Aliança, e Glória de Goitá, o São João Pipoco 2015. Durante o festejo, os terreiros serão contemplados com uma programação que promove artistas e grupos dentro de sua própria região.

No dia 12 de julho, o Terreiro do Maracatu Gavião da Mata estará sediando o encerramento do ciclo junino, com as apresentações da Ciranda do Mestre Anderson, do Coco de Roda Raio de Luz e do grupo Os Três Quentes do Forró. “Esta tradição visa, sobretudo, possibilitar que os artistas da terra, como sanfoneiros e grupos de coco de roda originados nos terreiros desta região, fortaleçam suas atividades durante o período junino, fomentando o que temos de predominante em cultura popular”, diz Osmar Barbalho, coordenador da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco.

Programação do São João do Pipoco
Goiana
- Domingo, 28 de junho
Local: Terreiro do Maracatu Leão da Fortaleza
Horário: a partir das 19h
Atrações: Coco da Fortaleza, Grupo de Forró Trio Apimentado e Grupo Forró do Matulão

Lagoa de Itaenga
- Terça- feira, 23 de junho
Local: Terreiro de Mestre Nieto no Sítio Açude de Pedra
Horário: a partir das 19h
Atrações: Grupo de Bacamarte Rei do Cangaço, Quadrilha Raio de Luz, Coco de Roda de Raio de Luz e Grupo Desmantelados do Forró.

- Quarta-feira, 24 de junho
Local: Terreiro de Mestre Nieto no Sítio Açude de Pedra
Horário: a partir das 15h
Atrações: Trio de Forró Pé de Serra Grupo A2, Grupo de Forró Fogo de Monturo e Grupo de Forró Pé de Serra Forró Pé Quente.

- Domingo, 28 de junho
Local: Terreiro de Mestre Nieto no Sítio Açude de Pedra
Horário: a partir das 15h
Atrações: Grupo de Forró Rabecado Os Cabra Desmantelados, Coco da Paz de Mestre Pita e Coco de Roda de Mestre Bio Caboclo.

Aliança
- Quarta-feira – 24 de junho
Horário: a partir das 20h
Local: Terreiro de Mestre Grimário na Chã dos Esconsos
Atrações: Grupo Forró do Matulão e Coco de Roda Raio de Luz

Glória do Goitá
- Sexta-feira, 26 de junho
Local: Terreiro do Maracatu Carneiro Manso
Horário: a partir das 20h
Atrações: Ciranda da Paz de Mestre Pita, Grupo Felipe do Acordeom e Grupo de Forró Rabecado Os Cabra Desmantelados.

- Sábado, 4 de julho
Local: Terreiro do Maracatu Águia Dourada
Horário: A partir das 19h
Atrações: Quadrilha Junina Pé Quente, Quadrilha Junina Raio de Luz, Ciranda do Mestre Carlos Antonio e Valdir do Forró Pé de Serra.

- Segunda-feira, 29 de junho
Horário: a partir das 19h
Local: Terreiro do Maracatu Camelo da Vila
Atrações: Grupo de Bacamarte Rei do Cangaço, Encontro de Quadrilhas do Terreiro Camelo da Vila, Coco de Roda de Mestre Borge Lucas e Grupo de Forró Pé de Serra Forró Pé Quente.

- Domingo, 12 de julho
Local: Terreiro do Maracatu Gavião da Mata
Horário: a partir das 19h
Atrações: Ciranda do Mestre Anderson, Coco de Roda Raio de Luz e Os Três Quentes do Forró.

< voltar para home