Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Secult-PE e Fundarpe promovem Natal das Tradições em todas as regiões de Pernambuco

Apoio do Governo de Pernambuco envolve sete municípios. Programação acontece de 21 ao dia 6 de janeiro, com a tradicional Queima da Lapinha

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

O tradicional Encontro de Cavalo Marinho acontecerá no dia 25 de dezembro, na Casa da Rabeca, na Tabajara (Olinda)

As tradições do Ciclo Natalino em Pernambuco são o momento em que diversos territórios revivem os saberes, memórias, tradições e práticas culturais de seus mestres, mestras e grupos de cultura popular. É tempo de assistir, espalhados pelas ruas de diversos municípios, apresentações de pastoril, reisados, cirandas, cavalos-marinho, bumba meu boi, entre outras brincadeiras que remetem ao nascimento de Jesus Cristo e as tradições festivas de origem portuguesa, incorporadas ao fazer do povo através do catolicismo.

Assim como acontece no Carnaval e no São João, as tradições deste período configuram o Ciclo Natalino e seguem desde os dias que antecedem o Natal, até o dia 6 de janeiro, quando acontece a Queima da Lapinha. Este ano, pela primeira vez, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe promovem um importante programa de apoio e fomento às manifestações do período. Municípios das quatro macrorregiões de Pernambuco estão contemplados.

“O Natal das Tradições vem fortalecer a política estadual dos festivais e festividades que o Governo de Pernambuco vem promovendo em todo estado. Valorizando as tradições e seus representantes dentro dos seus territórios de origem, o que as fortalece ainda mais perante suas comunidades. Enxergamos ainda o potencial da economia da cultura nessas ações, na medida em que elas movimentarão o comércio e o turismo das cidades, nesta época do ano”, ressalta Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.

“Estamos muito felizes porque o Natal das Tradições, além de movimentar esses municípios e promover a circulação dos artistas e grupos ligados aos festejos natalinos, incluindo nossos Patrimônios Vivos, é um projeto que atende a política de cultura do Estado, se pautando em ações estratégicas do Plano Estadual de Cultura e do Programa de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Pernambuco”, ressalta o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

“No conjunto dessas manifestações culturais temos o Cavalo Marinho e o Mamulengo, registrados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e bens em processo de Registro como a Ciranda e o Reisado. O legado que se espera é do fomento à manutenção das Terreiradas de Cavalo Marinho, dos cortejos dos Reisados e Jornadas de Pastoris, garantindo a longevidade desses patrimônios no Estado”, coloca Marcelo Renan, coordenador do Patrimônio Imaterial da Fundarpe.

PROGRAMAÇÃO - O Natal das Tradições apoiará festas natalinas nas cidades de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), Arcoverde (Sertão do Moxotó), Cabo de Santo Agostinho (Metropolitana), Glória do Goitá (Mata Norte), Condado (Mata Norte), São Benedito do Sul (Mata Sul) e São Bento do Una (Agreste Central). São lugares que já realizam habitualmente as festas do ciclo, como é o caso de Condado e Glória, territórios originais dos cavalos-marinhos de Pernambuco. Nessas cidades, a grade de programação foi feita em parceria com a Associação de Cavalos Marinho de Pernambuco. No Agreste, a cidade de São Bento do Una é importante território dos reisados do estado. No Sertão, Santa Maria da Boa Vista é também um importante polo de reisado e Arcoverde se destaca pela valorização do coco. Manifestações como o pastoril e os bacamartes também serão contempladas.

Além dessas cidades, o Natal das Tradições também promoverá o 25º Encontro de Cavalos Marinho de Pernambuco, que acontecerá na Casa da Rabeca, em Olinda, dia 25 de janeiro. Bem como a tradicional Festa de Reis, também na Casa da Rabeca, no dia 6 de Janeiro. Haverá apoio ainda ao projeto Estrelas do Natal – II Encontro de Cavalos Marinhos da Mata Norte, que acontecerá no Sítio São João, em Chão do Esconço, Aliança, no dia 22 de dezembro.

Diversos Patrimônios Vivos de Pernambuco estão na grade de atrações do Natal das Tradições do Governo de Pernambuco. São eles: Gonzaga de Garanhuns (Reisado), Mestra Cristina Andrade (Pastoril), Mestre Zé de Bibi (Cavalo Marinho), Mestre Assis Calixto (Coco), Sociedade de Bacamarteiros do Cabo, Reisado Inhanhum e Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado.

PROGRAMAÇÃO DO NATAL DAS TRADIÇÕES – 2019

21 DE DEZEMBRO
Condado – Mata Norte
(Espaço das Tradições Culturais do Cavalo Marinho Estrela Brilhante)
Cavalo Marinho do Mestre Batista
Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Condado

São Benedito do Sul – Mata Sul
(Pátio de Eventos)
Sociedade Bacamarteiros do Cabo (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
Pastoril Imaculada Conceição)
Reisado dos Santos Reis

22 DE DEZEMBRO
São Bento do Una – Agreste Central
(Praça Cônego João Rodrigues)
Reisado Garanhuns Cultural do Mestre Gonzaga (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
Reisado do Mestre Bernardino
Reisado da Maniçoba

Cabo de Santo Agostinho – RMR
(Pátio da Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho)
Pastoril Estrela Brilhante, da Mestre Cristina Andrade (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
Pastoril Estrela Guia
Ciranda do Mestre Goitá
Reisado Imperial

23 de DEZEMBRO
Santa Maria da Boa Vista – Sertão do São Francisco
(Praça Xisto Graciliano)
Reisado da Inhanhum (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
Reisado de Maria Jacinta
Reisado do Saruê
Reisado de Lagoa Comprida
Reisado do Curral Novo

24 DE DEZEMBRO
Arcoverde – Sertão do Moxotó
(Praça Winston Siqueira)
Mestre Assis Calixto (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
Reisado Encanto das Caraíbas
Pastoril Casa 60+

25 DE DEZEMBRO
25º Encontro de Cavalo Marinho
Casa da Rabeca (Cidade Tabajara)
Flor de Manjerona
Boi Matuto
Boi da Luz
Estrela de Ouro
Estrela Brilhante
Boi Pintado

29 DE DEZEMBRO
Glória do Goitá – Mata Norte
(Terreiro do Cavalo Marinho Boi Tira Teima)
Cavalo Marinho Boi Tira Teima do Mestre Zé de Bibi (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
Cavalo Marinho Boi Ventania (Mestre João Picica)

31 DE DEZEMBRO
Condado – Mata Norte
(Terreiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro)
Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
Cavalo Marinho Boi Brasileiro (Mestre Luiz Paixão)

6 DE JANEIRO
Casa da Rabeca (Cidade Tabajara)
Festa de Reis

< voltar para home