Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Semana Municipal da Capoeira promove ações culturais no Recife

Evento acontece entre os dias 1º e 7 de setembro, com a realização de mesas de debate, apresentações e campeonato de rodas de capoeira.

Chegando a 2ª edição anual, a Semana Municipal da Capoeira acontece entre os dias 1º e 7 de setembro, realizando ações que visam disseminar a tradição da arte em espaços culturais do Recife. A programação, que é aberta ao público interessado, envolve escolas municipais, academias da saúde do município, Paço do Frevo e Torre Malakoff, contemplando a realização de mesas de debate, apresentações e campeonato de rodas de capoeira.

Entre os atrativos desta edição, os mestres pernambucanos de capoeira Júnior Pintado, Du Vale, Peu, Professor Caica, Betão, Mulatinho, Lobo, Galvão, Valber, Toinho Ventania, Pirajá, Rubinho e Espinhela, estarão proporcionando além de rodas de capoeiras, bate-papo com o público participante em seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Como metas do projeto envolvendo o evento, está a implementação da Lei da Semana Municipal da Capoeira, que visa valorizar os saberes dos professores, contra-mestres e mestres atuantes na cidade do Recife, além de promover o debate em torno de políticas públicas destinadas à prática da capoeira.

O evento é uma realização de Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, através da Gerência de Igualdade Racial, em parceria com o Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas para a Capoeira, Secretaria de Saúde – Academia da Cidade. Para a sua realização, a 2ª Semana Municipal da Capoeira conta com apoio do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe.

Confira a programação:

Terça-feira, 1º de setembro
10h – Ação de vivência prática de Capoeira para servidoras e servidores da Prefeitura de Recife: Mezanino da Prefeitura da Cidade do Recife Ações na Escola Municipal Sede de Sabedoria
14h às 17h – Mesa de Debate no Paço do Frevo. Tema: “Capoeira Essência Pernambucana: A Capoeira Ontem – Historicidade, salvaguarda e Patrimônio”. Facilitador: Mestre Pirajá.
18h às 20h – Ações nas Academias da Saúde: Vivência prática, roda e bate papo.
RPA 1 – Mestre Júnior Pintado – Santo Amaro
RPA 2 – Mestre Du Vale  e Mestre Americano – Cajueiro

Quarta-feira, 2 de setembro
Ações nas Escolas Municipais Nova Morada e Nadir Colasso
14h às 17h – Mesa de Debate no Paço do Frevo, Tema: “Capoeira Essência Pernambucana: A Capoeira Hoje – leituras da atualidade”.
Facilitadores: Mestre Rubinho e Mestre Espinhela. “Capoeira Cidadã: Educação, Relações de gênero e raça, Extermínio da juventude negra, redução da maior idade penal, pessoa com deficiência, ECA e saúde da população negra”.
Facilitadores (as): Representantes da SEDSDH e Secretaria de Saúde.
17h às 21h – Ações nas Academias da Saúde/Parques da Cidade: Vivência prática, roda e bate papo;
RPA 3 – Mestre Peu – Parque Apipucos.
RPA 4 – Professor Caiaca – Sala de prática 1, Departamento de Educação Física UFRPE; Contra – mestre Betão – Praça da Várzea.

Quinta-feira, 3 de setembro
Ações na Escola Municipal General San Martin
9h – Vivência de Capoeira junto à reunião dos grupos de convivência das pessoas Idosas da Prefeitura do Recife – CETEC
14h às 17h – Mesa de Debate no Paço do Frevo. Tema: “Capoeira Essência Pernambucana: A Capoeira no Futuro – Processos organizacionais, processos pedagógicos e Internacionalização”. Facilitador: Mestre Mulatinho.
18h às 20h – Ações nas Academias da Saúde: Vivência prática, roda e bate papo.
RPA 5 – Monitor Lobo / Mestre Galvão – San Martin.
RPA 6 – Mestre Válber e Toinho Ventania.

Sexta-feira, 4 de setembro
Noite – Torre Malakoff
19h – Toca Ogan e Orquestra de berimbau
- Cine debate
- Escuta Pública
- Coffee break

Domingo, 6 de setembro
10h – Campeonato de capoeira por grupo (de 10 a 15 pessoas)
Local: Praça do Diario de Pernambuco
Responsável: Mestre Espinhela

Com informações da assessoria

< voltar para home