Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Serra Talhada sedia o 14º Encontro Nordestino de Xaxado com apoio Secult-PE/Fundarpe

Evento integra grupos de xaxado de todo nordeste e convidados do norte e sul do país, além de atração internacional direto da Alemanha

Elson Spinelli

Elson Spinelli

Grupos de xaxado de várias regiões participam do encontro

A cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, a 415 quilômetros do Recife, reúne, a partir da próxima quarta-feira (06/11) mais de 40 de grupos de todo Nordeste e várias outras regiões do país, no 14º Encontro Nordestino de Xaxado. O evento, que tem incentivo Secult-PE/Fundarpe, acontece até o próximo domingo (10), na Estação do Forró, escolas da rede pública de ensino, Pátio da Feira Livre e Sitio Passagem das Pedras, distrito da zona rural do Sertão do Pajeú. A noite de abertura, na quarta-feira (6), teve o grupo Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado, que representa uma das mais importantes expressões populares do Nordeste brasileiro, o cavalo marinho. Também estiveram presentes representantes culturais de Sergipe, Alagoas e Paraíba.

O encontro contará com apresentações culturais com artistas consagrados, como Adiel Luna, Assisão, Mestre Baixinho dos Oito Baixos e Ricco Serafim, Henrique Brandão e Cesar Amaral. Além disso, a programação traz oficina de xaxado, feira de livros e artesanatos, mostra de comedoria sertaneja e cinema.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura Cabras de Lampião, Cleonice Maria, este ano, o Encontro Nordestino de Xaxado traz uma atração inédita, o Böhmerlandtanzgruppe – Grupo de Danças Terra da Boêmia. São mais de 100 integrantes divididos em cinco categorias, fortalecendo os vínculos comunitários e propagando a cultura alemã através da dança e do teatro. “Também vamos ter a apresentação da Companhia de Danças Populares Txai, uma das maiores atrações turísticas da cidade de Fortaleza, no Ceará, entre outros espetáculos”, garante Cleonice.

Toda programação do 14º Encontro Nordestino de Xaxado está disponível no site da Fundação de Cultura Cabras de Lampião: www.cabrasdelampiao.com.br.

Serviço:
14º do Encontro Nordestino de Xaxado
Estação do Forró, Escolas da rede pública de ensino e nos Distritos da Zona Rural de Serra Talhada
6 a 10 de novembro
Acesso gratuito
Programação completa: www.cabrasdelampiao.com.br

< voltar para home