Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Tradição da cantoria nordestina ganha vez com Mestre Bule Bule e Adiel Luna

Encontro de sonorlidades nordestinas acontece nesta quinta (29), a partir das 22h, no Xinxim da Baiana, em Olinda

Divulgação

Divulgação

O projeto já foi apresentado em Salvador e em outras cidades do interior da Bahia, como Brumado, Cruz das Almas e Vitória da Conquista

Repentes e repertórios da música popular nordestina vão dar o tom do encontro Cantos Rurais, que reunirá a diversidade cultural e sonora de Pernambuco e Bahia nesta quinta (29), no Xinxim da Baiana, em Olinda. Na ocasião, a partir das 22h, Adiel Luna (PE) e Bule Bule (BA) apresentam um show inédito em Pernambuco, inspirados na tradição oral do Nordeste brasileiro. Os ingressos custam R$ 20.

Com elementos do samba de Roda, do Coco e da Cantoria de Viola, o espetáculo Cantos Rurais é diretamente ligado à cultura popular, resultado das ricas vivências de Bule Bule e Adiel Luna dentro da tradicional oralidade nordestina – o que dá aos poetas uma base muito consistente para a construção de um trabalho bastante singular.

Adiel e o Mestre Bule Bule se conheceram numa cantoria de viola, há cinco anos, e logo a parceria musical criou laços. “Recebi a ligação de Joselito Nunes, poeta e amigo do Bule Bule, dizendo que o mestre estaria chegando no Recife e estava procurando cantador pra fazer a cantoria. Eu já ouvia falar de Bule Bule que era um cantador diferente, colocado à parte da cantoria, como um cantador mais diverso, mais polivalente”, relembra Adiel Luna.

Eric Gomes

Eric Gomes

Adiel e o Mestre Bule Bule se conheceram numa cantoria de viola, há cinco anos, e logo a parceria musical criou laços

Enquanto Bule Bule resgata sua multiplicidade artística, com forró, samba rural, tirana, licutixo, cantoria de viola, entre outros ritmos, Adiel também coleciona alguns gêneros vinculados à oralidade dos versos, como o coco de roda, maracatu de baque solto, toada e literatura de cordel.

“Cada conversa com ele, cada noite, é como se fosse uma universidade terminada, um curso concluído. No Xinxim da Baiana, teremos uma oportunidade única de presenciar esse show, que é a união dessas oralidades”. Entre uma música e outra, Bule e Adiel interagem com o público, através de causos e versos descontraídos.

O projeto já foi apresentado em Salvador e em outras cidades do interior da Bahia, como Brumado, Cruz das Almas e Vitória da Conquista, e traz um clima íntimo e harmonioso com músicas autorais de Adiel e Bule Bule. O show conta com a participação dos músicos Luzico do Acordeon (sanfona), Alexandre Copinha (sopros), Rubem França (Violão de 8 Cordas), Johann Brehmer (percuteria), Andreza Karla (percussão), além dos músicos Helder Vasconcelos, Sérgio Cassiano e Bruno Lins.

Serviço
Cantos Rurais, com Mestre Bule Bule e Adiel Luna
Quinta (29)
Xinxim da Baiana (Avenida Sigismundo Gonçalves, 742, Olinda)
R$ 20
Mais informações: (81) 3439 8447

< voltar para home