Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Últimos dias para participar da 21ª Fenearte

As inscrições poderão ser feitas até a próxima sexta-feira (20)

Daniela Nader/Divulgação

Daniela Nader/Divulgação

A 21ª edição da Fenearte acontecerá entre 1º e 12 de julho de 2020, no Centro de Convenções, em Olinda

Artesãs e artesãos, principalmente de Pernambuco, têm até esta sexta-feira (20) para fazer sua pré-inscrição no maior evento de artesanato e economia criativa da América Latina.

As inscrições para a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) podem ser feitas no site www.fenearte.pe.gov.br  até às 18h. Podem participar, além das artesãs e artesãos pernambucanos, artistas de outros estados e países. A 21ª edição da Fenearte acontecerá entre 01 e 12 de julho de 2020, no Centro de Convenções, em Olinda.

Para ter acesso ao manual e se inscrever, os interessados precisam entrar no site www.fenearte.pe.gov.br acessando a aba “Inscrições”. Será necessário preencher todas as informações solicitadas no sistema. Em sua última edição, a Fenearte recebeu mais de três mil inscrições.

Em caso de dúvidas, o interessado deverá entrar em contato pelo telefone: (81) 3181.3454, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail fenearte@centrodeartesanato.pe.gov.br.

“A Feira cumpre o papel fundamental de fomentar a Política Pública de Cultura do Estado, ajudando a resgatar e valorizar a Cultura Popular pernambucana, através do incentivo aos Mestres e fazedores do ofício artesanal que são, sobretudo, afirmação da nossa identidade e mensageiros do saber. Mas ela também funciona como um instrumento de geração de emprego e renda e auxilia nos negócios diretos dos fazedores de arte de Pernambuco”, reforça Márcia Souto, coordenadora da Fenearte e diretora de Promoção do Artesanato e da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). A Fenearte é uma realização do Governo do Estado, por meio da AD Diper / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC).

A Fenearte é um evento sempre aguardado por todos os artesãos engajados na manutenção dos saberes popular. São 12 dias de evento que contam com a presença média de 300 mil visitantes gerando renda para mais de 5 mil expositores. Em sua última edição, a Fenearte recebeu mais de 5 mil expositores distribuídos em 800 espaços em uma área de 30 mil m².

“A cada ano, o artesão aprende com a Fenearte anterior, aprimora seu produto e organiza sua produção para chegar aqui preparado. Além disso, a feira tornou-se um ponto de encontro entre o artesão e compradores atacadistas de todo o Brasil e de fora dele”, diz o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima.

Aberta a todos os gostos, estilos e culturas, a Fenearte também é responsável por mostrar a importância e a força da economia criativa do nosso Estado. Com cerca de 80% de participação pernambucana nas diversas atividades como artesanato, gastronomia, moda, música, oficinas, cultura popular, além das várias atrações que acontecem durante os 12 dias de feira.

A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco é, atualmente, a principal plataforma de geração de negócios do setor. “A Feira tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artistas do nosso estado, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva da economia criativa local”, complementa Márcia Souto.

< voltar para home