Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura Viva

Cabo de Santo Agostinho recebe oficina gratuita de Xaxado e palestra sobre o Cangaço

Projeto de intercâmbio entre Pontos de Cultura traz debate e formação gratuita para a Sociedade de Bacamarteiros do Cabo, entre os dias 6 e 8 de outubro

Divulgação

Divulgação

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada, é um dos maiores divulgadores da dança popular.

Boa oportunidade para conhecer a história e tradição do cangaço e do xaxado, dança popular do agreste e sertão nordestino, praticada pelos cangaceiros: a Sociedade de Bacamarteiros do Cabo (SOBAC) – reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco – recebe nesta sexta (6) palestra sobre o Cangaço com o pesquisador e escritor Anildomá Willans, presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, a partir das 18h.

Já no sábado e domingo, dias 7 e 8 de outubro, das 8h às 17h, o espaço cultural recebe uma oficina de Xaxado. A atividade é gratuita e será ministrada pela coreógrafa Cleonice Maria e pelo dançarino e ator Sandino Lamarca, integrantes do Ponto de Cultura Cabras de Lampião. Para se inscrever, basta entrar em contato pelos fones (81) 98683.7120 / 99750.3564.

A sede da SOBAC e do Ponto de Cultura Bacamarte: Tiro da Paz, onde acontecerá a palestra e a oficina, fica no centro do Cabo de Santo Agostinho, em frente ao antigo Mercado de Farinha.

As atividades fazem parte do projeto Conexão dos Pontos de Cultura Pernambuco (Conexão.PE), que propôe um intercâmbio entre grupos, coletivos e entidades culturais que participam do Programa Cultura Viva em todo o estado. Acontecerão oficinas, apresentações artísticas e um seminário com os grupos artísticos dos Pontos, estudantes, escolas parceiras e uma mostra de Cinema de Animação.

Serviço
Palestra sobre Cangaço com Anildomá Willans (Fundação de Cultura de Serra Talhada)
Quando: 6/10 (sexta), às 18h

Oficina de Xaxado – Grupo de Xaxado Cabras de Lampião (Serra Talhada)
Quando: 7 e 8/10 (sábado e domingo), das 8h às 17h

Local das atividades: Sede da Sociedade de Bacamarteiros do Cabo (SOBAC) – Rua Vigário João Batista, nº 157, Centro (Rua da Igreja Matriz, em frente ao antigo Mercado de Farinha) – Cabo de Santo Agostinho
Inscrições e informações: (81) 98683.7120 / 99750.3564
Acesso Gratuito

Divulgação

Divulgação

O projeto “Conexão dos Pontos de Cultura Pernambuco” realizará atividades de formação em todo o estado.

< voltar para home